A Justiça Eleitoral no Brasil

A Justiça Eleitoral nasceu com o Código Eleitoral de 24 de fevereiro de 1932, em um momento de grande instabilidade política de nossa história republicana, marcado por dois grandes levantes armados então recentes: a Revolução de 30, golpe militar que depôs o Presidente Washington Luís e impediu a posse do candidato eleito Júlio Prestes, alçando Getúlio Vargas à Presidência da República; e a Revolução de 32, ou "Constitucionalista", uma reação de São Paulo, na forma de uma verdadeira guerra civil, ao "Governo Provisório" de Vargas, que anulou a Constituição então vigente (a de 1891), dissolveu as câmaras legislativas em seus três níveis (federal, estadual e municipal), e nomeou interventores no lugar dos governadores dos estados.

Este primeiro Código Eleitoral brasileiro instituiu a Justiça Eleitoral em âmbito federal, sob a característica de Justiça Especializada, que passou a ser responsável por todos os trabalhos eleitorais - alistamento, organização das mesas de votação, apuração dos votos, reconhecimento e proclamação dos eleitos. Além disso, regulou em todo o País as eleições federais, estaduais e municipais.
Nessa sua primeira fase de existência, a Justiça Eleitoral teve curta duração: foi extinta em 10 de novembro de 1937 com o "Estado Novo" de Vargas, que aboliu as eleições diretas e os partidos políticos.
Apenas com o fim do Estado Novo e com o Código Eleitoral de maio de 1945, houve o renascimento da Justiça Eleitoral nos moldes em que a temos hoje. Reiniciou, então, sua rica trajetória histórica até o presente, seja atuando em momentos de exultante democracia - como foram os que envolveram as eleições de 1945 para a Presidência da República e Assembleia Nacional Constituinte -, seja em momentos de triste penumbra democrática, trazidos pelo Golpe Militar de 1964 - responsável pela deposição de João Goulart da Presidência da República - , e acentuados com o Ato Institucional nº 5, que decretou o recesso do Congresso Nacional e das Assembleias Legislativas, eleitos com o trabalho da Justiça Eleitoral.

Com o fim dos governos militares, o Brasil passou a viver um novo processo de redemocratização, no qual a Justiça Eleitoral marcou fortemente a sua presença no cenário político nacional, promovendo, dentre outras medidas para garantir a segurança do voto, o recadastramento geral em 1986, que alimentou, pela primeira vez na história, um banco de dados único de eleitores brasileiros, e introduzindo, dez anos depois, a votação por meio de urnas eletrônicas, hoje presente em 100% das seções eleitorais do país.

A Justiça Eleitoral brasileira vem cumprindo sua missão de lutar pela Democracia, tornando possível o exercício do sufrágio universal em nosso país.


Fonte:

https://www.tre-rn.jus.br/o-tre/centro-de-memoria/tre-rn-a-historia-da-justica-eleitoral-no-brasil

https://www.tre-sp.jus.br/o-tre/centro-de-memoria-eleitoral/centro-de-memoria-eleitoral

https://www.tre-mg.jus.br/o-tre/memoria-eleitoral/historia-do-tremg

https://www.tse.jus.br/o-tse/justica-eleitoral/historia/historia-do-tse

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.