Presidente do TRE-RJ assina protocolo para voto de presos provisórios

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro assinou, em 9 de maio, o protocolo que formalizava o processo pelo qual os presos provisórios da 52ª Delegacia de Polícia (Nova Iguaçu) poderiam votar na eleição de outubro de 2008. Pioneiro no Estado do Rio, o protocolo criou, na delegacia, uma seção da 27ª Zona Eleitoral, para onde os títulos eleitorais dos presos aptos a votar foram transferidos. A instalação da Seção permitiu que, no dia da eleição, houvesse uma urna eletrônica específica para que os presos exercessem o direito ao voto.

Pela Polícia Civil, o protocolo foi assinado pelo Secretário de Segurança. Participaram ainda da solenidade o Chefe da Polícia Civil, o delegado titular da 52ª DP, o juiz membro do TRE, e o juiz titular da 27ª Zona Eleitoral, além de diversas autoridades.

Segundo o presidente do TRE-RJ, o projeto desenvolvido na 52ª DP é extremamente importante por contribuir para a ressocialização e o resgate da cidadania dos detentos. “Costumo dizer que todos somos corresponsáveis pela solução dos problemas sociais, e a reinserção do detento na sociedade. A Justiça não é vingativa; uma condenação tem, sim, o caráter punitivo, mas tem também o caráter educativo, ressocializador”, disse ele.

A Constituição determina que perdem os direitos políticos os cidadãos com condenação transitada em julgado, o que garante o direito ao voto àqueles que, mesmo presos, ainda não foram julgados ou aguardam recurso. Embora o direito seja assegurado, a operacionalização do processo é complexa, sendo testada experimentalmente em estados como Pernambuco e Rio Grande do Sul. No Rio de Janeiro, uma das maiores dificuldades é a grande dispersão geográfica dos presos provisórios em todo o estado.

O projeto da 52ª DP nasceu de uma iniciativa dos próprios presos, que fizeram um abaixo-assinado e um requerimento encaminhado ao TRE pelo delegado. “Esse desejo de exercer seus direitos e participar do processo democrático já é, em si, um sinal de consciência, o que levou o TRE a se debruçar com grande atenção sobre o tema”, lembra o presidente.

A partir do requerimento, o plenário do TRE aprovou uma Resolução determinando a criação de uma seção eleitoral dentro da delegacia, vinculada à 27ª Zona Eleitoral, em cuja área se localiza a DP. O juiz eleitoral pediu que os funcionários da 27ª ZE realizassem um levantamento dos presos com interesse e condições de exercer o direito de voto, pois, pela Resolução, havia a necessidade de pelo menos 50 eleitores para viabilizar o processo. Ao concluir o levantamento, constatou-se haver 98 detentos em condições de votar na 52ª DP, quase duas vezes o mínimo necessário. Segundo o delegado, a carceragem abrigava cerca de 250 internos.

Na solenidade de assinatura do protocolo, o Secretário de Segurança ressaltou o aspecto pioneiro da eleição na delegacia. “O que está acontecendo aqui é uma conquista. A Constituição garante o direito, mas sabemos que muitas vezes há um fosso entre a Constituição e a realidade. Hoje, graças à iniciativa do delegado e ao empenho do TRE-RJ, estamos fechando esse fosso”, afirmou.

O presidente do TRE lembrou, porém, que as dificuldades para garantir que todos os presos exercessem o direito ao voto ainda eram grandes. Como o Cadastro Nacional de Eleitores com vias às Eleições 2008 foi fechado no dia 7 de maio, os presos registrados na Seção Eleitoral da 52ª DP que viessem a ser libertados ou transferidos de unidade prisional antes da eleição, em 5 de outubro, não poderiam votar. “Estamos cientes das dificuldades”, afirmou o desembargador presidente do TRE-RJ, “mas toda jornada começa com um primeiro passo. Toda grande mudança começa com homens de boa vontade reunidos em torno de um objetivo legítimo, e isso é o que temos aqui hoje".

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.