EXPOSIÇÃO ELEIÇÕES 1988

CICLO ELEITORAL 1988 EM NOTÍCIAS, NÚMEROS E IMAGENS

        

    

Ulisses Guimarães

Ulysses Guimarães e a Constituição Federal de 1988. Fonte: Justiça Eleitoral.



🗓️ DATA

As Eleições 1988 ocorreram em 15 de novembro, em um só turno, em 24 estados brasileiros e nos territórios federais do Amapá e Roraima, que só foram alçados à condição de estados após a promulgação da Constituição Federal de 1988.

Participaram não somente os municípios que tinham prefeitos, mas também aqueles criados até 15/07/1988.

⚙️ ESTRUTURA

O Estado do Rio de Janeiro tinha 66 municípios, 117 zonas eleitorais e 7.512.537 eleitores aptos.

💼 A ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE

A Assembleia Nacional Constituinte, convocada em 1985 pelo presidente José Sarney, trabalhou durante 20 meses. Participaram 559 parlamentares (72 senadores e 487 deputados federais), com intensa participação da sociedade. 

Durante cinco meses, cidadãos e entidades representativas encaminharam suas sugestões para a nova Constituição. Cinco milhões de formulários foram distribuídos nas agências dos Correios. Foram coletadas 72.719 sugestões de cidadãos de todo o País, além de outras 12 mil sugestões dos constituintes e de entidades representativas. 

O debate formal sobre a nova Constituição começou em julho de 1985, com a Comissão Provisória de Estudos Constitucionais, também conhecida como Comissão Afonso Arinos. Composta por 50 membros, ela foi presidida pelo senador Afonso Arinos de Melo Franco. O anteprojeto constitucional foi entregue em setembro do ano seguinte e, embora não tenha sido encaminhado oficialmente ao Congresso, foi publicado e serviu de base para muitos dos constituintes que, em fevereiro de 1987, passaram a debater oficialmente a construção da nova Constituição em um trabalho que se desenvolveu em sete etapas, desdobradas em 25 fases distintas. E o próprio senador Afonso Arinos tornou-se um dos constituintes, tendo sido designado presidente da Comissão de Sistematização, uma das etapas desse processo.

BrasilO BRASIL EM 1988

Promulgada em 5 de outubro de 1988, a chamada Constituição Cidadã inaugurou uma nova era jurídico-institucional no país, com ampliação das liberdades civis e os direitos e garantias individuais. A nova Carta consagrou cláusulas transformadoras com o objetivo de alterar relações econômicas, políticas e sociais, concedendo direito de voto aos analfabetos e aos jovens de 16 e 17 anos. Estabeleceu também novos direitos trabalhistas, como redução da jornada semanal de 48 para 44 horas, seguro-desemprego e férias remuneradas acrescidas de um terço do salário.

Ulisses Guimarães

Ulysses Guimarães e a Constituição Cidadã. Fonte: Câmara dos Deputados.

Outras medidas adotadas pela Constituição de 88 foram: instituição de eleições majoritárias em dois turnos; direito à greve e liberdade sindical; aumento da licença-maternidade de três para quatro meses; licença-paternidade de cinco dias; criação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em substituição ao Tribunal Federal de Recursos; criação dos mandados de injunção, de segurança coletivo e restabelecimento do habeas corpus. Foi também criado o habeas data (instrumento que garante o direito de informações relativas à pessoa do interessado, mantidas em registros de entidades governamentais ou banco de dados particulares que tenham caráter público).

Destacam-se ainda as seguintes mudanças: reforma no sistema tributário e na repartição das receitas tributárias federais, com propósito de fortalecer estados e municípios; reformas na ordem econômica e social, com instituição de política agrícola e fundiária e regras para o sistema financeiro nacional; leis de proteção ao meio ambiente; fim da censura em rádios, TVs, teatros, jornais e demais meios de comunicação; e alterações na legislação sobre seguridade e assistência social.

Em 3 de agosto, o fim da censura e da tortura, além da liberdade de expressão intelectual e de imprensa no país foi aprovado pela Assembleia Nacional Constituinte.

Protesto

Fim da censura e da tortura. Fonte: Arquivo Nacional.

Essa data não festeja apenas a democracia, mas envolve a população brasileira como parte dessa conquista por meio de Aurora Maria Nascimento Furtado, Lélia Gonzalez e Maria Amélia de Almeida Teles, militantes que fizeram parte da luta contra a ditadura militar e foram vítimas diretas da tortura devido às suas tentativas de exercer seus direitos de manifestação de opiniões e liberdade.

Pelo artigo 13 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição, em 05 de outubro de 1988, nasceu o Estado do Tocantins, desmembrado do Estado de Goiás.

A eleição dos primeiros representantes tocantinenses foi realizada em 15 de novembro de 1988, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, junto com as eleições dos prefeitos municipais. Além do governador e seu vice, foram escolhidos os senadores e deputados federais e estaduais.

Tocantins

Tocantins. Fonte: IBGE.

Até o nascimento de Palmas, a atual capital do estado, em 20 de maio de 1989, Miracema do Norte, cidade da região central do novo estado, foi a capital provisória.

Ayrton Senna fez uma temporada brilhante na estreia pela McLaren: 90 pontos e um título mundial!

Ayrton Senna

GP do Japão 1988: 1º título de Ayrton Senna na Fórmula 1. Fonte: Senna.

Senna tinha 7 vitórias na competição e não queria dar chances a Alain Prost, seu companheiro de equipe, que vinha com 6. Para isso, queria garantir o troféu antes mesmo do último GP. E assim aconteceu. Em 30 de outubro de 1988, Ayrton Senna foi campeão mundial de Fórmula 1 pela McLaren pela primeira vez, fazendo uma inesquecível corrida em Suzuka, no Japão, e garantindo a pole position, melhor volta e vitória.

      

🚴OS JOGOS OLÍMPICOS DE 1988 EM SEUL

O Brasil conquistou seis medalhas: uma de ouro, duas de prata e três de bronze, ocupando a 24ª posição na tabela.

   

   

🚴OS JOGOS PARALÍMPICOS

Pela primeira vez, a competição foi disputada na mesma estrutura montada para as Olimpíadas, inaugurando um modelo que se mantém desde então. 

Foram conquistadas 27 medalhas  pelo Brasil, que ficou em 25º lugar na tabela. Foram quatro de ouro, nove de prata e quatorze de bronze.

Logo Paralimpíadas Seul 1988. Fonte: CPB.

CARGOS DISPUTADOS

Eleitoras e eleitores foram às urnas para escolher os representantes políticos para 

  • Prefeito e vice-prefeito
  • Vereador

      

💼 PARTIDOS POLÍTICOS PARTICIPANTES

      

PDT

PT

PL

PSDB

PMDB

PTB

PMN

PDC

PFL

PSD

PH

PJ

PNA

PMC

PSB

PV

PASART

PDS

PCB

PC do B

PTR

PS

Acesse aqui o nome do partido político por extenso.

     

As Eleições 1988 foram regidas pelo Código Eleitoral - Lei nº 4.737, de 15 de julho de 1965.

Além da Constituição Federal de 1988, outras normas foram publicadas:

Macaco Tião. Fonte: Aventuras na História.

🧑‍⚖️ RESOLUÇÕES DO TRE/RJ E TSE - ELEIÇÕES 1988

       

📝ETAPAS DAS ELEIÇÕES 1988

Em 1988, o dia 6 de agosto foi o prazo final para alistamento, transferência ou revisão (dados cadastrais, locais de votação e regularização de inscrição cancelada).

 

 

 

 

 

Fechamento do cadastro. Fonte: YouTube.

O mesário desempenha um papel fundamental para a realização das eleições. São cidadãs e cidadãos que trabalham na mesa receptora de votos quando da realização de uma eleição.

Algumas datas importantes:

  • 16 de setembro - data da nomeação, pelo juiz eleitoral, em audiência pública, dos membros das mesas receptoras (Código Eleitoral, art. 120).
  • 18 de setembro - encerramento do prazo para os partidos reclamarem da nomeação de membros das mesas receptoras ((Código Eleitoral, art. 121).
  • 21 de setembro - encerramento do prazo para os membros das mesas receptoras recusarem a nomeação (Código Eleitoral, art. 120, § 4º).
Mesários. Fonte: Justiça Eleitoral.

Em 17 de agosto  encerrou-se o prazo, às 18 horas, para apresentação, no cartório eleitoral, do requerimento de registro dos candidatos escolhidos (Lei nº 7.664/88, art. 11) e, em 19 de agosto, ocorreu o encerramento do prazo, às 18 horas, para os próprios candidatos requererem o respectivo registro perante a Justiça Eleitoral, na hipótese dos partidos ou coligações não o terem feito (Lei nº 7.664/88, art. 17, § 2º).

Em 6 de setembro, todos os pedidos de registro de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, inclusive os impugnados, deveriam estar julgados pelo juiz eleitoral e publicadas as respectivas sentenças (Código Eleitoral, art. 93, § 1º, na redação da Lei nº 6.978, art. 11)

Registro de candidatura. Fonte: Freepik.

No tocante à propaganda eleitoral através do rádio e da televisão, só pôde ser feita no horário gratuito estabelecido pela Justiça Eleitoral, começando em 29 de setembro e indo até 12 de novembro.

Além do horário gratuito, a lei também permitia que as emissoras divulgassem debates entre os candidatos.

Propaganda eleitoral. Fonte: Freepik.

Após o encerramento da votação, a mesa receptora emite e divulga os boletins de urna que são confirmados e enviados pela Junta Eleitoral constituída em cada zona eleitoral. Os boletins de urna somados dão o resultado geral da eleição naquela zona, município, estado ou em todo o país.

Foram apurados 2.383.943 votos nominais (75,60%), 469.543 votos em branco (14,89%) e 300.012 votos nulos (9,51%), resultando no comparecimento de 3.153.498 eleitores. 

Marcello Alencar, do PDT, foi eleito prefeito do município do Rio de Janeiro com 998.008 votos, equivalentes a 31,65% do total.

Marcello Alencar

Prefeito Marcello Alencar. Fonte: Acervo Globo.

Apuração. Fonte: Freepik.

A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. A diplomação é a última etapa do processo eleitoral, já que o passo seguinte, a posse dos políticos, é atribuição do Legislativo.

Diploma de Vereador em branco. Fonte: TRE-RJ.

📋 RESULTADOS DAS ELEIÇÕES 1988

     

     

⚖️ DECISÕES EM DESTAQUE

- MANDADO DE SEGURANÇA nº 78 - Rio de Janeiro - RIO DE JANEIRO (Acórdão nº 5.692 de 05/12/1988)

Trata-se de mandado de segurança impetrado pelo Partido Democrático Trabalhista - PDT contra o Juiz da 13ª Zona Eleitoral do Rio de Janeiro, questionando o não aproveitamento das cédulas de votação que continham a expressão “Macaco Tião”, ora na eleição proporcional ora na majoritária, alegando não ser causa de anulação da cédula como um todo.

A Corte entendeu que o voto no “Macaco Tião” realmente geraria a aplicação da penalidade prevista no art. 175, III, do Código Eleitoral, nulidade da cédula, uma vez que com tal ato, procurou o eleitor inutilizá-lo.

Decisão unânime de denegar a ordem.

Acórdão (PDF)

- RECURSO nº 7.041 - Duque de Caxias - RIO DE JANEIRO (Acórdão nº 9.224 de 03/10/1988)

Recurso especial.

O indeferimento do registro do candidato decorreu da falta de prova do domicílio eleitoral, mesmo após concessão de prazo para regularizar a documentação pelo Juiz Eleitoral. Tentou supri-la, sem sucesso, perante o TRE.

O Tribunal Superior já há havia resolvido qualquer discussão sobre a noção de domicílio eleitoral para efeito de registro de candidatos, ao exigir que o pedido fosse instruído com certidão, fornecida pelo cartório eleitoral, de que o candidato era eleitor no município, pelo menos, a partir de 15 de novembro de 1987 ou que, até essa data, havia requerido sua transferência eleitoral para o mesmo município.

Recurso não conhecido. Decisão unânime.

Acórdão (PDF)

- RECURSO nº 7.081 - Trajano de Morais - RIO DE JANEIRO (Acórdão nº 9.218 de 03/10/1988)

Domicílio eleitoral. Aplicação do disposto no art. 5º, § 1º, do ADCT. da futura Constituição.

O candidato teve registro de candidatura a vereador indeferido por falta de domicílio eleitoral. Pretendeu então que fosse aplicado o art. 5º, § 1º, que prevê: “Para as eleições de 15 de novembro de 1988 será exigido domicílio eleitoral na circunscrição pelo menos durante os quatro meses anteriores ao pleito…”.

Não se pode examinar o recurso à luz do art. 5º, § 1º, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da futura Constituição, posto que, antes de sua promulgação, não tem ela existência jurídica.

Recurso não conhecido. Decisão unânime.

Acórdão (PDF)

BOLETIM ELEITORAL. Brasília: Tribunal Superior Eleitoral, ano 37, n. 442, maio 1988. 96 p.

______. Brasília: Tribunal Superior Eleitoral, ano 37, n. 443, jun. 1988. 140 p.

______. Brasília: Tribunal Superior Eleitoral, ano 37, n. 445, ago. 1988. 130 p.

______. Brasília: Tribunal Superior Eleitoral, ano 37, n. 448, nov. 1988. 109 p.

BRASIL. Senado Federal. 30 anos da Constituição. Disponível em: <https://www.camara.leg.br/internet/agencia/infograficos-html5/constituinte/index.html>. Acesso em 21 out. 2024.

______. ______. Constituições brasileiras. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/noticias/glossario-legislativo/constituicoes-brasileiras>. Acesso em 26 ago. 2024.

Câmara terá 29 novos vereadores / Nulos e em branco ficam em 2º no Rio. O Globo. 28/11/1988. p. 3. Disponível no Acervo Digital - O Globo.

COMITÊ PARALÍMPICO BRASILEIRO. Jogos Paralímpicos de Verão. Disponível em: <https://cpb.org.br/competicoes/jogos-paralimpicos-de-verao/>. Acesso em 23 ago. 2024.

______. ______. Resultados do Brasil. Disponível em: <https://cpb.org.br/competicoes/jogos-paralimpicos-de-verao/resultados-do-brasil/>. Acesso em 23 ago. 2024.

Fórmula 1 - 1988. Jornada Senna. Disponível em: <https://senna.com/carreira-nas-pistas/formula-1/temporada-1988/>. Acesso em 1º out. 2024.

FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Anuário estatístico do Brasil.1987/1988. v. 48. Rio de Janeiro: IBGE, 1988. 736 p. 

GOVERNO DO TOCANTINS. Criação do Estado do Tocantins - 1988. Disponível em: <https://www.to.gov.br/secult/l-criacao-do-estado-do-tocantins-1988/69ku6myrjrwe>. Acesso em 26 ago. 2024.

Macaco Tião, o chimpanzé que se candidatou à Prefeitura do Rio de Janeiro. Aventuras na História. 04/01/2020. Disponível em: <https://aventurasnahistoria.com.br/noticias/reportagem/macaco-tiao-o-candidato-do-povo.phtml>. Acesso em 23 ago. 2024.

Macaco Tião quase foi prefeito do Rio. Folha de S.Paulo. 09/08/1997. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1997/8/09/folhinha/10.html>. Acesso em 26 ago. 2024.

MACIEL, Adhemar F. As eleições municipais de 1988. In: Revista de informação legislativa, v. 25, n. 99, p. 257-262, jul./set. 1988. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/181867>. Acesso em 23 ago. 2024.

MINISTÉRIO DA GESTÃO E DA INOVAÇÃO EM SERVIÇOS PÚBLICOS. 3 de agosto: fim da censura no Brasil e a resistência de uma luta que se perpetua. Notícias. 03/08/2023. Disponível em: <https://www.gov.br/memoriasreveladas/pt-br/assuntos/noticias/3-de-agosto-fim-da-censura-no-brasil-e-a-resistencia-de-uma-luta-que-se-perpetua>. Acesso em 26 ago. 2024.

Olimpíadas de Seul - 1988. Medalhas do Brasil. Memória Globo. 28/10/2021. Disponível em: <https://memoriaglobo.globo.com/esporte/olimpiada-de-seul-1988/noticia/medalhas-do-brasil.ghtml>. Acesso em 23 ago. 2024.

Seul-1988. O primeiro herói paralímpico. Rede do Esporte. Disponível em: <http://rededoesporte.gov.br/pt-br/megaeventos/paraolimpiadas/o-brasil-nos-jogos/seul-1988>. Acesso em 23 ago. 2024.

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: <https://www.tse.jus.br/legislacao/codigo-eleitoral/constituicao-federal/constituicao-da-republica-federativa-do-brasil>. Acesso em 26 ago. 2024.

______. Pilar da democracia, Constituição Federal completa 35 anos. Notícias. 05/10/2023. Disponível em: <https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2023/Outubro/pilar-da-democracia-constituicao-federal-completa-35-anos>. Acesso em 26 ago. 2024.

Veja as principais mudanças no sistema político-eleitoral desde 1988. Folha de S.Paulo. 28/02/2021. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/poder/2021/02/veja-as-principais-mudancas-no-sistema-politico-e-eleitoral-desde-1988.shtml>. Acesso em 3 jul. 2024.

ícone mapa
Sede Nova - Palácio da Democracia
Rua da Alfândega, 42 - Centro
CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Sede Antiga
Av. Presidente Wilson, 194/198 - Centro
CEP 20.030-021 - Tel: (21) 3436-9000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido