EXPOSIÇÃO ELEIÇÕES 1986 

CICLO ELEITORAL 1986 EM NOTÍCIAS, NÚMEROS E IMAGENS

 

  

Eleições 1986

Eleições 1986. Fonte: UOL.

🗓️ DATA

Em 15 de novembro de 1986, foram eleitos os representantes do povo brasileiro para a Assembleia Nacional Constituinte, logo após a redemocratização iniciada no ano anterior.



⚙️ ESTRUTURA

O Estado do Rio de Janeiro contava com 65 municípios, 117 zonas eleitorais e 7.143.491 eleitores aptos.

🗳️ O RECADASTRAMENTO GERAL DE ELEITORES

Título eleitoral antigo. Fonte: TRE-PR.

Por ser ano de eleições estaduais, a primeira, em muitos anos, para escolha dos novos governadores, foi necessária uma força-tarefa de aproximadamente um milhão de cidadãs e cidadãos a serviço da Justiça Eleitoral: o ministro Néri da Silveira, presidente do Tribunal Superior Eleitoral na época do recadastramento, classificou a revisão do cadastro como um verdadeiro mutirão cívico que envolveu a nação inteira.

Título eleitoral novo. Fonte: TRE-PR.

💲SARNEY E O PLANO CRUZADO

José Sarney e o Plano Cruzado

Presidente Sarney anuncia o Plano Cruzado.

Fonte: You Tube, History Cuts Brasil.

 

O Plano Cruzado foi lançado em 28 de janeiro de 1986, pela equipe de economistas da PUC-Rio e da Unicamp, comandada por Dilson Funaro, que havia substituído Francisco Dornelles como ministro da Fazenda. Era um plano econômico de propostas heterodoxas, baseadas em um plano aplicado em Israel e que havia dado certo. O Plano Cruzado foi aprovado pelo Congresso em 16 de abril. Com o plano, a moeda anterior, o cruzeiro, perdeu os três zeros à direita  e foi substituído pelo cruzado. Foi decretado o fim da correção monetária e o congelamento de preços e tarifas.

O aquecimento do consumo provocou escassez de produtos. Surgiu o ágio, que era um valor cobrado por fora dos consumidores, encarecendo as mercadorias.

Diante da situação, veio o Cruzado 2, mas a inflação havia chegado a seu ápice. Conforme o índice geral de preços da Fundação Getúlio Vargas, em janeiro e fevereiro de 1986, a inflação havia atingido uma taxa anual de 517%.

 

O cruzado. Fonte: Globo Esporte.

🌎 O MUNDO EM 1986

💾  A TECNOLOGIA EM 1986

QuickSnap. Fonte: Fujifilm.

  

Copa do Mundo 1986. Fonte: FIFA.
Diego Maradona na Copa do México. Fonte: UOL.

Eleitoras e eleitores foram às urnas para escolher os representantes políticos para quatro cargos em disputa:

  • Governador
  • Senadores (2)
  • Deputados federais (46)
  • Deputados estaduais (70)

Número de candidatos em nosso Estado:

  • 7 para governador
  • 21 para senador
  • 849 para deputado federal
  • 1.711 para deputado estadual

PMDB PDT PL PDC PFL
PTB PTR PRT PSB PDS
PASART PMN PT PND PS
PCB PNR PTN PN PMB
PH PMC PJ PPB PC do B
PCN PSC - - -

PMDB - PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO

PDT - PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA

PL - PARTIDO LIBERAL

PDC - PARTIDO DEMOCRATA CRISTÃO

PFL - PARTIDO DA FRENTE LIBERAL

PTB - PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO

PTR - PARTIDO TRABALHISTA RENOVADOR

PRT - PARTIDO REFORMADOR TRABALHISTA

PSB - PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO

PDS - PARTIDO DEMOCRÁTICO SOCIAL

PASART - PARTIDO SOCIALISTA AGRÁRIO RENOVADOR TRABALHISTA

PMN - PARTIDO DA MOBILIZAÇÃO NACIONAL

PT - PARTIDO DOS TRABALHADORES

 

PND - PARTIDO NACIONALISTA DEMOCRÁTICO

PS - PARTIDO SOCIALISTA

PCB - PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO

PNR - PARTIDO DA NOVA REPÚBLICA

PTN - PARTIDO TRABALHISTA NACIONAL

PN - PARTIDO NACIONAL

PMB - PARTIDO MUNICIPALISTA BRASILEIRO

PH - PARTIDO HUMANISTA

PMC - PARTIDO MUNICIPALISTA COMUNITÁRIO

PJ - PARTIDO DA JUVENTUDE

PPB - PARTIDO DO POVO BRASILEIRO

PC do B - PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL

PCN - PARTIDO COMUNITÁRIO NACIONAL

PSC - PARTIDO SOCIAL CRISTÃO

As Eleições 1986 foram regidas pelo Código Eleitoral - Lei nº 4.737, de 15 de julho de 1965.

Também foram publicadas as seguintes normas:

As Eleições 1986 foram estratégicas para o processo de redemocratização, pois selecionaram a maioria dos responsáveis pela redação da nova Constituição.

As novidades surgiram no fato de que as Eleições 1986 foram aquelas em que se configurou o atual calendário eleitoral do país, quando se alternam, a cada dois anos, disputas estaduais-nacionais e municipais 一 o calendário nacional se consolidou em 1994, quando a eleição presidencial passou a se realizar concomitantemente à de governador, senador, deputado federal e estadual.

A Emenda Constitucional nº 25, de 15 de maio de 1985, trouxe muitas inovações: caíram a proibição de coligação; a necessidade de os partidos lançarem concorrentes para todos os cargos; e a utilização do voto vinculado 一 voto em que o eleitor está obrigado a escolher candidatos pertencentes ao mesmo partido político (Glossário do TSE).

A emenda trouxe ainda outras inovações: estendeu o direito de voto aos analfabetos; ampliou o número de cadeiras na Câmara dos Deputados (479 para 487), ao garantir representação ao Distrito Federal; restabeleceu eleições diretas para presidente e vice (sem prazo de realização definido), assim como para o executivo nos municípios com autonomia restabelecida pela emenda e nos que haviam sido descaracterizados como de interesse da Segurança Nacional a partir de 1º de dezembro de 1984, cuja eleição ocorreu em 1985.

Além disso, houve mais facilidade para a legalização dos partidos comunistas; autorização para que novas agremiações fossem criadas; e eliminação da fidelidade partidária. O número de partidos subiu de cinco em 1982, para 30 em 1986.

📝ETAPAS DAS ELEIÇÕES 1986

Em 1986, o fechamento do cadastro eleitoral ocorreu em 6 de agosto para requerer alistamento eleitoral.

 

 

 

 

 

Fechamento do cadastro. Fonte: Flaticon.

O mesário desempenha um papel fundamental para a realização das eleições. São cidadãs e cidadãos que trabalham na mesa receptora de votos quando da realização de uma eleição.

Algumas datas importantes:

  • 11 de setembro - Encerramento do prazo para a publicação de edital de convocação para a audiência pública de nomeação dos mesários (Código Eleitoral, artigo 120).
  • 16 de setembro - Data da nomeação, pelo juiz eleitoral, em audiência pública, dos membros das mesas receptoras (Código Eleitoral, art. 120).
  • 18 de setembro - Encerramento do prazo para os partidos reclamarem da nomeação de membros da mesa receptora (Código Eleitoral, art. 121).
Mesários. Fonte: Justiça Eleitoral

Em 1986, o dia 17 de agosto foi o encerramento do prazo para pedido de registro de candidatos a governador, vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal, deputado estadual, prefeito, vice-prefeito e vereador (Código Eleitoral, art. 93; Lei nº 7.493, art. 11).

Em 6 de setembro, todos os pedidos de registro de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, inclusive os impugnados, deveriam estar julgados pelo juiz eleitoral e publicadas as respectivas decisões (Código Eleitoral, art. 93, § 1º).

Quanto aos pedidos de registro de candidatos a governador, vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal e deputado estadual, inclusive os impugnados, deveriam estar julgados pelo TRE e publicados os respectivos acórdãos (Código Eleitoral, art. 93, § 1º) na mesma data.

Registro de candidatos. Fonte: Freepik.

A partir de 14 de setembro, teve início a propaganda eleitoral gratuita nas estações de rádio e de televisão, nos termos do Código Eleitoral, art. 250, encerrando-se em 12 de novembro (Código Eleitoral, art. 240, parágrafo único).

No dia 13 de novembro, dois dias antes da eleição, houve o encerramento do prazo para propaganda política mediante comícios ou reuniões públicas (Código Eleitoral, art. 240, parágrafo único).



Propaganda eleitoral. Fonte: Senado Federal.

Após o encerramento da votação, a mesa receptora emite e divulga os boletins de urna que são confirmados e enviados pela Junta Eleitoral constituída em cada zona eleitoral. Os boletins de urna somados darão o resultado geral da eleição naquela zona, município, estado ou em todo o país.

O comparecimento às urnas no nosso Estado, considerando-se o total do eleitorado apto (7.143.491 eleitores), foi de 95,99%, um total de 6.857.163 eleitores, com uma abstenção de 4.01%, equivalente a 286.328 eleitores.

Votação. Fonte: Freepik.

A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. A diplomação é a última etapa do processo eleitoral, já que o passo seguinte, a posse dos políticos, é atribuição do Legislativo.

Em 15/11/1986, Álvaro Valle foi o deputado federal mais votado, com 324.941 votos.

 

Diploma de Álvaro Valle. Fonte: Processo nº 1.981/1986 - TRE-RJ.
Decisões. Fonte: Freepik.

(Acesse aqui a íntegra do acórdão)

DIRETÓRIO MUNICIPAL. CONVENÇÃO. DESIGNAÇÃO DE DATA.

Ao examinar impugnação do registro do Diretório Municipal de Paracambi, do Partido Democrático Trabalhista - PDT, o TRE-RJ decidiu rejeitá-la por unanimidade e, em consequência, deferiu o referido registro.

Inconformados, Maria Lúcia Graciano e Dircílio Barbosa Neiva manifestaram recurso especial, com fundamento no art. 276, I, alíneas a e b, do Código Eleitoral. Alegam que a decisão recorrida violou o art. 468, do Código de Processo Civil, bem como a Súmula nº 405, do Supremo Tribunal Federal - STF.

Não tendo havido qualquer irregularidade no processo eletivo, os recorrentes não conseguiram demonstrar a ocorrência de prejuízos a si ou a outros convencionais.

DECISÃO: Por unanimidade, os ministros do TSE não conheceram do recurso.

(Acesse aqui a íntegra do acórdão)

ELEITORAL. FILIAÇÃO PARTIDÁRIA. CONVENÇÃO MUNICIPAL. REGISTRO DE CANDIDATOS.

Trata-se de recurso especial interposto pelo presidente do Diretório Municipal do Partido Democrático Trabalhista - PDT contra acórdão do TRE-RJ que, rejeitando a impugnação apresentada, deferiu o pedido de registro do Diretório da Comissão Executiva de Vassouras, acolhendo parecer do Procurador Regional Eleitoral.

Na forma da Lei Orgânica dos Partidos Políticos, Lei nº 5.682/1971, arts. 64 e 65, o juiz eleitoral não poderia deferir fichas de filiados ao partido, já que essa competência é do próprio partido, ou seja, da Comissão Executiva Municipal.

Estavam irregulares, portanto, as 672 filiações partidárias deferidas diretamente pelo juiz eleitoral e as duas chapas que concorreram à eleição do diretório, conforme parecer da Procuradoria-Geral.

DECISÃO: Por unanimidade, o recurso especial foi conhecido e provido.

(Acesse aqui a íntegra do acórdão)

CANDIDATO A CARGO ELETIVO. PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMAS DE RADIODIFUSÃO. PROIBIÇÃO CONTIDA NO ART. 7º, PARÁGRAFO ÚNICO DA RES. TSE nº 12;924,1986. EXCEÇÃO ÚNICA AO PROFISSIONAL, NOS TERMOS DA RES. TSE nº 13.023/1986. 

Candidato a deputado federal pelo Partido Socialista Brasileiro - PSB impetrou mandado de segurança preventivo contra possível ato do juiz coordenador de propaganda eleitoral, visando garantir sua participação em programa de rádio, pelo fato de ser colaborador há mais de dois anos, equiparado assim, ao profissional de que trata a Res. TSE nº 13.023, de 4 de setembro de 1986.

DECISÃO: Por unanimidade, negado provimento ao recurso, tendo em vista que o impetrante não é profissional, mas mero colaborador, não tendo qualquer direito a participar de programas durante o período eleitoral.

(Acesse aqui a íntegra do acórdão)

MANDADO DE SEGURANÇA PLEITEANDO EXPEDIÇÃO DE TÍTULO ELEITORAL PARA QUE POSSA EXERCER O DIREITO DE VOTO. PECULIARIDADES DO NOVO REGIME ELEITORAL, COM O RECADASTRAMENTO.

Impetrado mandado de segurança contra ato do TRE-RJ que não atendeu o pedido de recadastramento feito perante a 19ª Zona Eleitoral/RJ. O impetrante solicita a concessão de medida liminar para poder votar em 15 de novembro de 1986.

O exame das microfichas emitidas pelo Serpro revelou que o impetrante não efetuou o recadastramento geral de eleitores realizado em 1986.

DECISÃO: Indeferiu-se o mandado de segurança, com a ressalva constante do voto do relator (necessidade de comprovação do recadastramento).

Acidente nuclear de Chernobyl. Memória Globo. 28/10/2021. Disponível em: <https://memoriaglobo.globo.com/jornalismo/coberturas/acidente-nuclear-de-chernobyl/noticia/acidente-nuclear-de-chernobyl.ghtml>. Acesso em 3 out. 2024.

BARRETO, Álvaro A. B. Eleições e mudanças políticas no Brasil nos 80: análise a partir de uma unidade subnacional (Pelotas, RS).Pensamento Plural, Pelotas, p. 11-35, jan./jun. 2009.

BOLETIM ELEITORAL. Brasília: Tribunal Superior Eleitoral, ano 35, n. 419, junho 1986. 79 p.

______. Brasília: Tribunal Superior Eleitoral, ano 35, n. 422, setembro 1986, 124 p.

______. Brasília: Tribunal Superior Eleitoral, ano 36, n. 430, maio 1987, 68 p.

BRASIL. Câmara dos Deputados. 28 de janeiro de 1986 governo Sarney lança Plano Cruzado. Rádio Câmara. 21/05/2006. Disponível em: <https://www.camara.leg.br/radio/programas/271185-28-de-janeiro-de-1986-governo-sarney-lanca-plano-cruzado-06-47/>. Acesso em 3 out. 2024.

CARDIANO, Fernando Pinto. Eleições no Estado do Rio de Janeiro. Niterói: Imprensa Oficial, 1990. 214 p.

Crianças votam em eleição simulada. Última Hora. 31/10/1986. p. 3.

Eleições de 15 de novembro de 1986: candidatos e votos obtidos. Brasília: Câmara dos Deputados/TSE. Centro de Documentação e Informação, 1987. 141 p.

Explosão da Challenger. Memória Globo. 28/10/2021. Disponível em: <https://memoriaglobo.globo.com/jornalismo/coberturas/explosao-da-challenger/noticia/explosao-da-challenger.ghtml>. Acesso em 3 out. 2024.

Fonseca Passos elogia o trabalho do Serpro. O Fluminense. 20/11/1986. p. 5. 

História das Copas. México 1986 - o mundial de Maradona. UOL. Disponível em: <https://copadomundo.uol.com.br/2010/historia-das-copas/1986-mexico/campeao/>. Aceso em 3 out. 2024.

Qual a frequência do cometa Halley e quando ele será visto novamente? National Geographic Brasil. 06/04/2023. Disponível em: <https://www.nationalgeographicbrasil.com/espaco/2023/03/qual-a-frequencia-do-cometa-halley-e-quando-ele-sera-visto-novamente>. Acesso em 3 out. 2024.

Qual inovação tecnológica surgiu no ano que você nasceu? Trybe! 05/07/2021 (atual. em 12/01/2022). Disponível em: <https://blog.betrybe.com/tecnologia/invencao-tecnologica/#37>. Acesso em 7 out. 2024.

ROCHA, Thiago. Relembre os oito principais aparelhos eletrônicos dos anos 80. TechTudo. 10/12/2017. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/noticias/2017/12/relembre-os-oito-principais-aparelhos-eletronicos-dos-anos-80.ghtml>. Acesso em 3 out. 2024.

TRE guarda mapas da apuração em quartel. Última Hora. 31/10/1986. p. 3.

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PARANÁ. Memórias eleitorais: 35 anos do recadastramento nacional de eleitoras e eleitores. 05/07/2021. Disponível em: <https://www.tre-pr.jus.br/comunicacao/noticias/2021/Julho/memorias-eleitorais-35-anos-do-recadastramento-nacional-de-eleitoras-e-eleitores>. Acesso em 3 out. 2024.

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. Presidente do TSE destaca os 30 anos do recadastramento nacional de eleitores. 07/04/2016. Disponível em: <https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2016/Abril/presidente-do-tse-destaca-os-30-anos-do-recadastramento-nacional-de-eleitores>. Acesso em 3 out. 2024.

______. Eleições 1986.Resumo. Disponível em: <https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiOGU4MTNjZGUtZTZhMi00ZjBhLWI2ZjQtMmQ4ZWU2ZDVlNWQ5IiwidCI6ImFiNzcyYzYzLWViMzgtNGIxZS1iZWY3LTdiNjBlZDhhY2RmMSJ9>. Acesso em 3 out. 2024.

______. TSE comemora 20 anos do recadastramento eleitoral e avança em direção ao cadastramento digital. Notícias 2006. Disponível em: <https://agenciaje.tse.jus.br/noticias/2006/dezembro/tse-comemora-20-anos-do-recadastramento-eleitoral>. Acesso em 16 jul. 2025.

ícone mapa
Sede Nova - Palácio da Democracia
Rua da Alfândega, 42 - Centro
CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Sede Antiga
Av. Presidente Wilson, 194/198 - Centro
CEP 20.030-021 - Tel: (21) 3436-9000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido