Periódico científico do TRE-RJ avança na avaliação Qualis da Capes

Classificação “B4” tende a ser elevada numa próxima avaliação, devido à adoção da plataforma de fluxo editorial Open Journal System, a partir de 2025

Duas pessoas seguram um tablet com a capa da revista “Justiça Eleitoral em Debate”, com visual t...

Produzida pela Escola Judiciária Eleitoral Desembargador Roberto Felinto, a Revista Justiça Eleitoral em Debate (RJED) obteve classificação B4 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na avaliação do quadriênio 2021-2024. Lançado há 15 anos, o periódico se mantinha estacionado desde então no Qualis C, que tem peso zero na avaliação e está dois níveis abaixo da classificação alcançada.

A mudança indica o reconhecimento pela avaliação do Qualis de que os artigos publicados pela RJED atenderam, no quadriênio, a parâmetros como revisão duplo-cego por pares com titulação de mestre ou doutor, regularidade de publicação e pertinência acadêmica.

Divulgada na terça-feira (13), a recente avaliação da Capes pode ser ampliada num diagnóstico futuro, quando também forem considerados a adoção da plataforma de fluxo editorial Open Journal System (OJS) e das bases públicas de indexação de artigos, o que ocorreu após o quadriênio avaliado, nas duas edições de 2025.

Conquista editorial e institucional, a distinção da Capes reconhece a RJED como um canal relevante de produção científica dentro da área de Direito e Ciência Política, em especial no campo jurídico-eleitoral. A classificação de periódicos, porém, encontra-se num momento de transição, uma vez que a Capes anunciou a pretensão de avaliar diretamente os artigos publicados, em vez das revistas científicas.

Enquanto essa mudança não se completa, a expectativa é de que futuras avaliações elevem mais o grau de classificação da RJED. Mesmo com a adoção de outro modelo de avaliação, centrado nos artigos, será imprescindível que as publicações digitais ocorram em periódicos que adotam o sistema OJS, com bases de indexação reconhecidas academicamente.

LANÇAMENTO RECENTE

Há uma semana, a RJED lançou a edição do segundo semestre de 2025, que traz o dossiê temático “Inteligência Artificial, Desigualdades e Justiça Algorítmica: Reconfigurações das Experiências Sociais”. Entre os destaques dessa edição está o artigo da ex-procuradora Lucia Maria Ferreira, que resume a tese de doutorado dela sobre regulação das plataformas digitais.

Selecionada para concorrer ao prêmio Capes de melhor tese acadêmica nacional, a pesquisa de Lucia Maria Ferreira foi defendida no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), em 2025. O diretor da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) e ex-presidente do TRE-RJ, desembargador Cláudio dell’Orto, é autor do artigo que alerta sobre o uso do fenômeno de manipulação digital “astroturfing” como estratégia de influenciar as convenções partidárias.

A ameaça ao voto provocada pelas campanhas eleitorais sob a governança de algoritmos e da Inteligência Artificial é o ponto central da análise da autora Vânia Aiêta, que cunhou o neologismo “algocracia” para refletir sobre a relação entre democracia e tecnologia. Eduardo Damian, Iara Borges, Larissa Fontenelle e Ana Paula Delgado expõem pesquisas em nível de pós-graduação com temas variados, como ações socioeducativas da Justiça Eleitoral, dilemas éticos sobre direitos humanos, além dos impactos da inteligência artificial no Direito Eleitoral. Acesse a Revista Justiça Eleitoral em Debate (RJED)

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 12h às 17h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 12h às 17h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.