TRE-RJ julga improcedente pedido de cassação do governador Cláudio Castro

Corte entendeu que não ficou comprovada finalidade eleitoral nas contratações de colaboradores feitas pelo Ceperj e Uerj em 2022

A foto retrata o Plenário do TRE-RJ, um ambiente interno. Os membros do Colegiado estão sentados...

Por maioria (4x3), o TRE-RJ julgou, na sessão plenária de quinta-feira (23), improcedente o pedido de cassação do governador Cláudio Castro (PL), do vice-governador Thiago Pampolha (MDB), e do presidente da Alerj, deputado estadual Rodrigo Bacellar (União Brasil), por abuso de poder político e econômico. O julgamento havia sido iniciado no dia 17 de maio, mas foi suspenso por conta de pedido de vista do desembargador Marcello Granado.

A Corte entendeu que não ficou configurado ilícito eleitoral praticado pelos políticos no que tange às contratações supostamente irregulares de pessoal na Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj) e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). 

Os demais investigados nas ações também foram inocentados. São eles: os deputados federais Aureo Lídio Ribeiro e Max Rodrigues Lemos; o deputado estadual Leonardo Vieira Mendes; o suplente de deputado federal Gutemberg de Paula Fonseca; o suplente de deputado estadual e secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Chim Rossi; o suplente de deputado federal Marcus Venissius da Silva Barbosa;  Danielle Christian Ribeiro Barros, secretária estadual de Cultura e Economia Criativa; e Patrique Welber Atela de Faria, ex-secretário estadual de Trabalho e Renda; e Allan Borges Nogueira, ex-subsecretário de Habitação da Secretaria Estadual de Infraestrutura; e Gabriel Rodrigues Lopes, ex-presidente do Ceperj.

A Corte julgou, em conjunto, duas ações de investigação judicial eleitoral (Aijes), uma delas  ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral, e a outra, pelo candidato derrotado no pleito de 2022, Marcelo Freixo, e a coligação A Vida Vai Melhorar, pela qual concorreu. As ações apontavam supostas irregularidades na contratação de pessoal no  Ceperj e na Uerj.

No entendimento da maioria, composta pelos desembargadores Marcello Granado, Gerardo Carnevale, Fernando Cabral Filho e Kátia Junqueira, não houve provas nos autos sobre a repercussão eleitoral em relação às supostas irregularidades. O desembargador Granado destacou que, a despeito da existência de indícios da ocorrência de ilícitos nas contratações, com eventuais desdobramentos cíveis, administrativos, e até penais, é "imprescindível haver correlação dos fatos com certame eleitoral" para haver condenação no âmbito eleitoral. Ele completou que a eventual improbidade administrativa cometida nas contratações deve ser julgada pelo Poder Judiciário Estadual. Cabe recurso da decisão.

A íntegra dos dois dias de julgamento está disponível no canal TV TRE-RJ no YouTube. 

Processos relacionados: 0606570-47.2022.6.19.0000

                                    0603507-14.2022.6.19.0000

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.