Ministro Alexandre de Moraes visita a futura sede do TRE-RJ

Palácio da Democracia está em fase final de obras e com restauração concluída

O presidente do TSE está sentado à esquerda e o presidente do TRE-RJ, à direita. Ambos estão de ...

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, visitou, na tarde desta sexta-feira (19), as dependências do Palácio da Democracia, futura sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), ao lado do presidente da Justiça Eleitoral fluminense, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira.

Também acompanharam a visita o ministro do TSE André Ramos Tavares, e os ex-presidentes do TRE-RJ, desembargadores Elton Leme e João Ziraldo Maia, além dos desembargadores eleitorais Daniela Freitas, Bruno Bodart e Fernando Marques de Campos. Estiveram presentes ainda a secretária-geral da Presidência, Mariana Figueiredo, a diretora-geral do TRE-RJ, Eline Iris, e o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Nicola Miccione.

O prédio, localizado na confluência das ruas da Alfândega e da Quitanda, a poucos metros da Igreja da Candelária e do Centro Cultural da Justiça Eleitoral, está em fase final das obras, é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural (Inepac) e foi cedido ao TRE-RJ pelo governo do estado em 2022.

A edificação em estilo eclético tem 8,4 mil metros quadrados de área, e sete andares, além de subsolo, térreo, sobreloja e cobertura. e foi inaugurada em 1926, para ser sede do Banco Alemão Transatlântico. A construção e o projeto são da Companhia Construtora Nacional, a mesma que projetou dois símbolos do Rio de Janeiro: os hotéis Glória (1921) e Copacabana Palace (1923).


TSE institui Museu da Democracia

1/ Galeria de imagens

Após a visita ao Palácio da Democracia, o ministro Alexandre de Moraes participou da solenidade de apresentação do projeto e efetivação da cooperação técnica com a Prefeitura do Rio para a concepção do Museu da Democracia da Justiça Eleitoral, no prédio do Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE), na Rua Primeiro de Março, 42, no Centro do Rio.

"O museu vai mostrar a conquista brasileira com as urnas eletrônicas, o ataque arbitrário de grupos extremistas às urnas e a reação do Poder Judiciário para garantir a democracia no país", disse o ministro Alexandre de Moraes.

O novo equipamento cultural é fruto de acordo de cooperação entre o TSE e a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

O museu tem como missão contribuir para o conhecimento político, histórico, cultural e econômico do Brasil ao propor leituras de um mundo em intensas transformações. Será um espaço de convivência social, educação, conhecimento científico e manutenção das liberdades civis e políticas.

No local, serão expostas obras que fazem referência a valores fundamentais para a convivência democrática, como justiça, educação e tolerância, entre outros. O acervo também será composto de criações que tratam de manifestações populares, constituições, imprensa e resistência do processo democrático.

Outra atração será a Sala do Voto, onde objetos históricos remetem à evolução do sistema eleitoral, apresentando cédulas, urnas, fotos e experiências.

Autoridades

Além das autoridades presentes na visita à nova sede do Tribunal, compareceram ao evento no CCJE o governador do estado Cláudio Castro, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o ministro do TSE Ricardo Villas Boas, o ministro do STJ Luis Felipe Salomão, a desembargadora eleitoral Kátia Junqueira, a procuradora regional eleitoral, Neide Cardoso, o procurador regional eleitoral substituto, Flávio Paixão.

Também participaram da solenidade os ex-presidentes do TRE-RJ, desembargadores Cláudio Brandão de Oliveira e Luiz Zveiter, e os desembargadores do TJRJ Agostinho de Almeida, Vitor Marcelo Aranha, Fábio Uchôa, Ricardo Couto e Teresa de Andrade Neves. o secretário de Governo da Prefeitura, Felipe Santa Cruz, o presidente da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Carlos Leal.


Fonte (Museu da Democracia): TSE

ícone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido