TRE-RJ participa de ação que vai emitir documentos para pessoas em situação de rua
Mutirão para atendimento irá acontecer nos dias 9 a 11 de maio, no Centro do Rio

A Justiça Eleitoral fluminense participará de mutirão voltado para emissão de documentos para a população em situação de rua, nos dias 9, 10 e 11 de maio, no Centro do Rio de Janeiro. A “Semana Nacional do Registro Civil - Registre-se!”, contará com uma tenda do TRE-RJ, que terá cinco guichês de atendimento ao público, onde será possível emitir o título de eleitor, obter certidões eleitorais e tirar dúvidas sobre o cadastro eleitoral.
A ação social acontece das 8h às 13h, na Praça do Expedicionário, no Beco da Música, ao lado do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ). Com a participação de diversos órgãos públicos, o evento tem como objetivo facilitar o acesso à documentação básica das pessoas que se encontram nesta situação de vulnerabilidade social.
Além da emissão do título de eleitor, as pessoas poderão aproveitar a oportunidade para, em outros órgãos participantes, obter documentos como certidão de nascimento, de casamento e de óbito, carteira de identidade, CPF, certificado de reservista, e solicitar inclusão no cadastro único para programas sociais (CadÚnico).
O registro civil é o primeiro passo para que o cidadão tenha todos os demais documentos e tenha acesso aos programas sociais oferecidos pelo governo.
A “Semana Nacional do Registro Civil - Registre-se!” é organizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) e o TJ/RJ. Todos os serviços disponibilizados são gratuitos. No local, o público-alvo do evento terá à disposição alimentação, serviço de barbeiro e possibilidade de banho.
Serviço:
Período: dias 9, 10 e 11 de maio
Local: Praça do Expedicionário, Centro do Rio
Horário: de 8h às 13h