TRE-RJ realiza primeira reunião de alinhamento com juízas e juízes da fiscalização da propaganda eleitoral

Encontro teve apresentação de novos recursos para atuação das equipes de fiscalização em todo o estado

Montagem com fotos da juíza coordenadora da fiscalização da propaganda eleitoral no estado, Dra....

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) reuniu, na última sexta-feira (20), cerca de 50 juízas e juízes eleitorais com atribuição de fiscalização da propaganda eleitoral nos municípios fluminenses. O encontro foi orientado ao alinhamento do trabalho das equipes de fiscalização em todo o estado e ao desenvolvimento de uma atuação cooperativa.  "Não há separação entre tribunal e zonas eleitorais, estamos no mesmo barco e navegaremos juntos", declarou o presidente do TRE-RJ, desembargador Elton Leme.

Ao reiterar a relevância de uma atuação colaborativa, o vice-presidente e corregedor regional eleitoral do Rio de Janeiro, desembargador João Ziraldo Maia, lembrou o impacto que uma atuação eficiente da fiscalização terá para a consolidação das instituições democráticas e do processo eleitoral. "Trabalhamos juntos na defesa da lisura da votação e da democracia", disse o magistrado.

Coordenadora da fiscalização da propaganda eleitoral, a juíza Maria Paula Gouvea Galhardo apresentou alguns recursos como a cartilha da fiscalização da propaganda eleitoral. "Trata-se de instrumentos facilitadores que proporcionam uma atuação uniforme, para a garantia da segurança jurídica", disse. A magistrada ainda comentou em detalhes alguns dos dispositivos legais, como o que rege o exercício do poder de polícia e os limites da competência entre o Ministério Público Eleitoral e os Juízos Eleitorais.

Responsável pela fiscalização da propaganda eleitoral na internet, o juiz Bruno Bodart também apresentou uma cartilha específica sobre a legislação de fiscalização na internet. Ele também debateu formas de alinhar a atuação de juízas e juízes da fiscalização da propaganda eleitoral no interior do estado. As cartilhas da fiscalização da propaganda eleitoral em geral e específica da internet também serão disponibilizadas ao público no site do TRE-RJ.

Outro recurso apresentado foi o Programa integrado de Fiscalização Campanha Limpa. Desenvolvido pela Assessoria de Contas Eleitorais e Partidárias (Ascepa), a ferramenta irá integrar à auditoria das prestações de contas de campanha as informações obtidas a partir de indícios e provas obtidas nas operações e denúncias investigadas pelas equipes de fiscalização da propaganda eleitoral. A assessora Lia Furtado fez a apresentação.

Também participaram do encontro o juiz auxiliar da Presidência, Marcel Duque Estrada, o assistente da coordenação da fiscalização da propaganda eleitoral Alexandre Dias e a secretária da Vice-Presidência e Corregedoria  Regional Eleitoral (VPCRE), Lisia Baganha, que apresentou a magistradas e magistrados as rotinas cartorárias para registro e encaminhamento das denúncias.

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.