"Café com Política" aborda desafios da Justiça Eleitoral na era digital

Evento virtual da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-RJ) teve como convidado o desembargador eleitoral Tiago Santos

print da tela da live na qual há dois retângulos; à esquerda, o desembargador eleitoral Tiago Sa...

O desembargador eleitoral Tiago Santos foi o convidado do quarto encontro da série  "Café com política", promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ). O bate-papo virtual foi conduzido pela diretora da EJE-RJ, desembargadora eleitoral Kátia Junqueira, e aconteceu nesta segunda-feira (30). O magistrado do TRE-RJ falou sobre os desafios da "Justiça Eleitoral 4.0" no combate a ilícitos de campanha nas redes sociais. "A liberdade de expressão encontra limites impostos pela Constituição Federal, que não admite intolerância, desinformação e discurso de ódio", resumiu.

O desembargador eleitoral Tiago Santos defendeu a segurança das urnas eletrônicas e o constante aprimoramento dos sistemas. Ele explicou o funcionamento de recursos digitais que candidatos podem vir a usar, desvirtuando a campanha, como bots (software que executa tarefas automatizadas, repetitivas e pré-definidas) e deepfake (manipulação de imagens de rostos, simulando expressões e falas). "Além da fiscalização pela Justiça Eleitoral, é importante estimular o compliance  dos partidos políticos, cuja atuação preventiva pode evitar problemas nas fases de registro de candidatura e prestação de contas", disse.

Conceitos como de metaverso e blockchain (conhecido como protocolo de segurança) também foram abordados pelo desembargador eleitoral Tiago Santos, que falou ainda de perspectivas futuras de comícios virtuais e uso de criptomoedas. A diretora da EJE-RJ, Kátia Junqueira, argumentou que a formação técnica pode reduzir danos causados pelo mau uso das novas ferramentas.  "A modernidade tecnológica traz brechas que impõem desafios aos legisladores e operadores do Direito. A capacitação de profissionais e a prevenção de ilícitos é menos custosa que sua correção", afirmou.

 

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.