Mais de mil pessoas já solicitaram a inclusão no título do nome social em todo o estado

Há três anos, a Justiça Eleitoral reconheceu o direito ao registro no cadastro do nome assumido pela pessoa trans

Titulo eleitoral sobre o fundo da beandeira com cores do arco-íris

Desde 2018, transexual ou travesti pode solicitar a inclusão de nome social no título de eleitor. Em todo estado, 1.302 pessoas registraram no cadastro eleitoral o nome pelo qual são reconhecidos socialmente. Desses, 538 residem na Capital. Esse quantitativo corresponde a 0,01% do eleitorado fluminense (cerca 12,4 milhões).

A Resolução TSE 23.562/2018 assegura a atualização do nome social no título de eleitor dos transexuais e travestis, bem como da identidade de gênero - masculino e feminino. O registro do nome social independe da atualização da identidade de gênero. A pessoa pode realizar uma dessas ações ou ambas. Somente o nome social aparece no título de eleitor. A consulta da identidade de gênero está disponível apenas no Cadastro Eleitoral.

"A inclusão do nome no título de eleitor não é condicionada a qualquer documentação oficial. Ou seja, não é preciso apresentar documento oficial com o nome social. A autodeclaração da eleitora e do eleitor é suficiente para a Justiça Eleitoral”, explica a presidente da Comissão de Promoção da Igualdade, Diversidade e Não Discriminação   (Iguais) do TRE-RJ, Gisele Goneli.

As pessoas transexuais e travestis terão o nome social registrado nas folhas de votação e dos terminais de mesários nas seções eleitorais. Já o reconhecimento da identidade de gênero é importante, sobretudo, para os transexuais e travestis que planejam se candidatar. Embora não esteja impressa no título, a informação será levada em conta para o cálculo dos percentuais mínimos e máximos de gênero no pleito deste ano, de acordo com a legislação eleitoral.

Semana da Diversidade

De 28 de junho a 2 de julho, o TRE-RJ irá promover a I Semana da Diversidade, que contará com uma programação de lives em que serão debatidos formas de combate ao preconceito e de inclusão de minorias LGBTQI+. Idealizado pela Comissão de Promoção da Igualdade, Diversidade e Não Discriminação (Iguais), o evento terá a participarão da juíza eleitoral e escritora Andréa Pachá, da deputada trans de Pernambuco Robeyoncé Lima e da historiadora Heliana Hemetério.

 

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 12h às 17h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 12h às 17h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.