EJE-RJ faz live com secretário do TSE sobre voto eletrônico auditável

Íntegra do evento está disponível no YouTube, no canal TV TRE-RJ

Tela do evento onde vemos os dois participantes

O voto eletrônico é auditável? Com essa pergunta, a diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ), desembargadora eleitoral Kátia Junqueira, abriu a palestra "Democracia digital e a modernização do sistema de votação: o voto impresso cumpre esse papel?", realizada na manhã desta quinta-feira (29). Convidado do encontro, o secretário de Modernização, Gestão Estratégica e Socioambiental do TSE e ex-diretor do TRE-RJ Bruno Andrade garantiu que atualmente o voto já é auditado, passando por uma série de verificações ao longo do processo.

"Não é apenas para confiar na Justiça Eleitoral, a sociedade deve fiscalizar o poder público sempre", disse Bruno Andrade. Ele defendeu que a desconfiança em torno da urna eletrônica é também uma preocupação genuína das pessoas que têm receio de qualquer inovação tecnológica. "Muitas pessoas ainda têm medo de utilizar o internet banking, por exemplo", afirmou. Para ele, as pessoas precisam ser informadas que qualquer cidadã ou cidadão pode acompanhar e fiscalizar todas as etapas do processo eletrônico de votação. "Minha dica é: seja mesário voluntário ou participe da audiência pública de inseminação das urnas", provocou.

Sobre a PEC 135, Bruno Andrade disse que a proposta inicial apresentada não é de auditoria ou melhoria do atual sistema. "O que se propõe é substituir a totalização eletrônica pela apuração em papel, a urna eletrônica seria uma mera impressora de voto", analisou. "O voto impresso não é um avanço tecnológico, mas um retrocesso, pois não cumpre o papel de trazer maior transparência para o processo eleitoral. Além disso, faz com que retornem problemas que já havíamos abandonado, ao reinserir o aspecto humano em várias fases do processo, o que era motivo de fraudes em eleições passadas", garantiu Bruno Andrade.

A íntegra da live "Democracia digital e a modernização do sistema de votação: o voto impresso cumpre esse papel?" está disponível no canal TV TRE-RJ, no YouTube. 

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.