Eleições 2022: Resolução do TRE-RJ estabelece que todas as juízas e os juízes eleitorais do estado têm poder de polícia

Tribunal quer ampliar a fiscalização contra propaganda eleitoral antecipada

Martelo de madeira, simbolizando o ato de julgar

O TRE-RJ estendeu o poder de polícia a juízas e juízes das 165 zonas eleitorais do estado, para ampliar a atuação contra a propaganda antecipada das eleições gerais do próximo ano. Na prática, o poder de polícia permite a magistradas e magistrados agirem de ofício para impedir a continuidade da propaganda eleitoral em todas as formas, na rua ou em meios eletrônicos, como rádio, televisão e internet. A designação ocorreu por meio da Resolução 1192/21 , que também estabelece os limites da atuação. “Compete ao juiz eleitoral, no exercício do poder de polícia, adotar as providências estritamente necessárias à inibição das práticas ilegais”, diz a norma.

Para denunciar irregularidades sobre propaganda eleitoral, a população deve preencher o formulário e-Denúncia , no site oficial do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. É preciso informar a localização e o tipo de propaganda, o nome do candidato beneficiado e fazer uma descrição da irregularidade. Também é possível anexar arquivos, como uma fotografia ou vídeo. As notícias de irregularidades serão encaminhadas prontamente à juíza ou ao juiz eleitoral responsável pela região onde a irregularidade denunciada ocorreu.

Com relação à propaganda eleitoral antecipada praticada na internet, o juiz titular da 16ª Zona Eleitoral (Laranjeiras - Capital), Marcel Laguna Duque Estrada, é o único competente para atuar no exercício do poder de polícia em todo o estado do Rio. O poder de polícia atribuído às juízas e juízes eleitorais, entretanto, não permite a aplicação imediata de multas. Para isso, após fazer cessar a irregularidade eleitoral, um relatório de fiscalização da propaganda é elaborado e enviado ao Ministério Público Eleitoral, responsável por ajuizar os processos que podem resultar em multas ou mesmo numa futura cassação do registro por abuso de poder, de acordo com a gravidade dos fatos denunciados.

ícone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido