TRE-RJ condecora personalidades com Medalha do Mérito Eleitoral

Das 19 autoridades homenageadas, 15 compareceram à cerimônia presencial

Todas personalidades agraciadas posam ao lado do presidente do TRE-RJ, desembargador Cláudio del...
Todas as personalidades agraciadas com o presidente do TRE-RJ, desembargador Cláudio dell`Orto, e o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Elton Leme

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) realizou, na noite desta segunda-feira (29), a cerimônia de entrega presencial da Medalha do Mérito Eleitoral a 15 personalidades, todas homenageadas por “contribuições prestadas ao fortalecimento da Justiça Eleitoral no estado”, explicou o presidente do Tribunal, desembargador Cláudio dell`Orto. Entre os agraciados estavam ainda os ministros do Tribunal Superior Eleitoral Luiz Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Mauro Luiz Campbell Marques e Carlos Bastide Horbach, que não puderam comparecer. Eles receberão a condecoração em Brasília.

“A preocupação da Justiça Eleitoral brasileira é com a realização da democracia. É preciso consolidar os instrumentos que fazem com que o povo possa levar aos cargos de gestão a sua vontade soberana”, ressaltou o presidente do TRE-RJ, desembargador Cláudio dell’Orto, na abertura da solenidade, que ocorreu no Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Homenageado por sancionar a lei que beneficia mesárias e mesários com a isenção de taxa nos concursos públicos estaduais, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Bomfim de Castro e Silva, discursou em nome dos agraciados.

O governador elogiou o processo eletrônico de votação e afirmou que a condução pela Justiça Eleitoral é uma garantia da lisura das eleições. Ele destacou, em especial, o fato “pouco divulgado na imprensa” de que não houve convocação de tropas militares para reforçar a segurança das eleições no ano passado. “Isso foi possível porque o TRE-RJ confiou na atuação da segurança pública estadual e guarda municipal para fazer uma eleição limpa, com a população escolhendo de forma independente os candidatos”, afirmou.  “Com certeza isso foi um exemplo de parceria para todo o país”, concluiu.

Receberam também a comenda na solenidade o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro  (TJRJ), desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano. Os desembargadores estaduais Ricardo Rodrigues Cardozo e Luiz Fernando de Andrade Pinto. Os desembargadores federais Roy Friede, Guilherme Calmon Nogueira da Gama e Guilherme Couto de Castro.

Completam a lista dos homenageados presentes à cerimônia as juízas estaduais Fernanda Xavier de Brito e Maria Aglaé Tedesco Vilardo e dos juízes estaduais Ricardo Alberto Pereira e José Alfredo Soares Savedra. A advogada Vânia Siciliano Aieta, o assessor jurídico do Gabinete da Presidência do TRE-RJ, Ismael Cristovão Moreira Cesar de Moura, e a servidora do TRE-RJ Denise André de Lima (in memoriam). Todos os nomes foram submetidos ao Colegiado do Tribunal, que aprovou as indicações por unanimidade.

Acesse a íntegra do cerimônia de entrega da medalha e os registros fotográficos no perfil do TRE-RJ no Flickr.

 

ícone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido