Programa de Qualidade de Auditoria Interna - PQAI

A Secretaria de Auditoria Interna, em atenção às diretrizes técnicas das atividades de auditoria interna, estabelecidas na Resolução CNJ 309/2020, assim como ao Estatuto de Auditoria Interna do TRE-RJ (Resolução 1.139/2020), instituiu o Programa de Qualidade de Auditoria Interna (PQAI), que atualmente se encontra em sua 2ª edição (abril/2024).

O PQAI tem por objetivo promover a melhoria contínua da atividade de auditoria interna do Tribunal, viabilizando a avaliação de sua eficiência, eficácia e conformidade com as orientações mandatórias que compõem a Estrutura Internacional de Práticas Profissionais (base conceitual que organiza as informações oficiais promulgadas pelo The Institute of Internal Auditors - The IIA).

Na perspectiva interna, o PQAI prevê atividades de monitoramento contínuo da qualidade (planejamento e supervisão dos trabalhos, obtenção de feedback das principais partes envolvidas e mensuração e análise de métricas de desempenho), associadas a auto-avaliações periódicas, baseadas em modelo globalmente reconhecido, o Internal Audit Capability Model (IA-CM) for the Public Sector, da The Institute of Internal Auditors Research Foundation.

Já na perspectiva externa, prevê a realização de avaliações independentes sobre a qualidade da atividade de auditoria interna, pelo menos uma vez a cada cinco anos.

O PQAI também viabiliza a medição do indicador estratégico IE 30 - Taxa de auditorias que alcançaram padrão mínimo de qualidade.