Brasão

Tribunal Regional Eleitoral - RJ

Diretoria Geral

Secretaria de Administração

Coordenadoria de Gestão Documental, Informação e Memória

RESOLUÇÃO TRE-RJ Nº 700, DE 12 DE AGOSTO DE 2008.

Dispõe sobre o instituto da substituição no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro.

O TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais e regimentais e considerando o disposto nos artigos 38 e 39 da Lei n° 8.112/9O, com a redação dada pela Lei n° 9.527/97;

R E S O L V E:

Art. 1°.Os servidores investidos em cargo em comissão ou função comissionada de direção ou chefia, bem como os titulares de unidades administrativas organizadas em nível de assessoria terão substitutos previamente designados.

§ 1° Serão designados pelo Presidente o substituto do: (Incluído pela Resolução TRE-RJ nº 1167/2021)

1. Diretor-Geral; (Incluído pela Resolução TRE-RJ nº 1167/2021)

2. Secretário, Chefes de Seção e Oficial de Gabinete, todos da Secretaria de Auditoria Interna; (Incluído pela Resolução TRE-RJ nº 1200/2021)

3. Assessor I e Oficial de Gabinete, ambos da Escola Judiciária Eleitoral; (Incluído pela Resolução TRE-RJ nº 1167/2021)

4. Chefes de Seção dos Gabinetes I ao V dos Gabinetes dos Juízes Membros; e (Incluído pela Resolução TRE-RJ nº 1167/2021)

5. Chefe da Ouvidoria Eleitoral; (Incluído pela Resolução TRE-RJ nº 1167/2021)

6. Chefe de Gabinete da Presidência. (Incluído pela Resolução TRE-RJ nº 1200/2021)

§ 2° Os demais casos de substituição deverão observar as regras previamente definidas nesta Resolução, na Resolução TRE/RJ nº 991/17 e em ato específico. (Incluído pela Resolução TRE-RJ nº 1167/2021)

Art. 2°.Serão substituídos:

I -O Diretor-Geral, por titular de uma das Secretarias.

II - Os Secretários, por titular de uma das Coordenadorias  ou da Assessoria de Planejamento  e Gestão da respectiva unidade;

II - Os Secretários, por titular de uma das Coordenadorias da respectiva unidade; (Redação dada pela Resolução TRE-RJ nº 991/2017)

III - O Assessor-Chefe da Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral, por Coordenador ou Assessor da Corregedoria;

III - O Assessor-Chefe da Vice-Presidência e Corregedoria Regional, por titular de uma das Coordenadorias ou da Assessoria daquela unidade; (Redação dada pela Resolução TRE-RJ nº 991/2017)

IV - Os Coordenadores, por titular de uma das Seções da respectiva Unidade.

V. Os Assessores titulares de unidades administrativas e os Chefes de Seção, por servidor lotado, preferencialmente, na respectiva Unidade.

V- Os Assessores titulares de unidades administrativas, os Chefes de Seção e os Oficiais de Gabinete, por servidor lotado, preferencialmente, na respectiva unidade.(Redação dada pela Resolução TRE-RJ nº 817/2012)

V - Os Assessores titulares de unidades administrativas e os Oficiais de Gabinete, por servidor que exerça a função comissionada de Assistente, quando houver, ou, no caso de mais de uma, por aquela de maior nível; (Redação dada pela Resolução TRE-RJ nº 991/2017)

VI - Os Chefes de Seção e de Cartório Eleitoral, por servidor do quadro permanente deste Tribunal, ocupante dos cargos de Analista Judiciário - Área Judiciária, Analista Judiciário - Área Administrativa sem especialidade ou Técnico Judiciário - Área Administrativa sem especialidade e lotado, preferencialmente, no respectivo cartório.

VI - Os Chefes de Seção e de Cartório Eleitoral, por servidor que exerça a função comissionada de Assistente na respectiva unidade (Redação dada pela Resolução TRE-RJ nº 991/2017)

§1º Excepcionalmente será admitida a indicação de outro servidor, inclusive os regularmente requisitados, que não se enquadre nas condições previstas, devendo ser motivadamente submetidas ao Presidente.(Incluído pela Resolução TRE-RJ nº 1167/2021)

Parágrafo único. Excepcionalmente será admitida a indicação de outro servidor, inclusive os regularmente requisitados, que não se enquadre nas condições previstas, devendo ser motivadamente submetidas ao Presidente. (Incluído pela Resolução TRE-RJ nº 1167/2021)  (Transformado em parágrafo único pela Resolução TRE-RJ nº 1200/2021)

Art. 3°. A substituição será automática nos afastamentos e impedimentos legais ou regulamentares do titular, na vacância do cargo em comissão ou função comissionada e, ainda, nas seguintes hipóteses:

I -Participação em curso ou evento promovido, patrocinado ou autorizado pelo Tribunal. 

II -viagem a serviço.

III -Outras situações que acarretem ausência do local de trabalho, em período integral. 

§ 1°.A substituição com fundamento nas hipóteses previstas nos incisos deste artigo somente ocorrerá quando o respectivo afastamento acarretar prejuízo integral das atribuições da função exercida pelo titular ou pelo substituto previamente designado, a critério da autoridade competente para deferir referida substituição.

§ 2°.Nos primeiros trinta dias, o substituto acumulará as atribuições decorrentes da substituição com as do cargo ou função de que seja titular e será retribuído com a remuneração que lhe for mais vantajosa.

§ 3°.Após os primeiros trinta dias, o substituto deixará de acumular e passará a exercer somente as atribuições inerentes à substituição, percebendo a remuneração correspondente.

§ 4°. Na vacância do cargo em comissão ou da função comissionada, o substituto, independentemente do período, exercerá exclusivamente as atribuições próprias do cargo ou função substituída, pelo qual será retribuído.

Art. 4° Na hipótese de afastamento ou impedimento do substituto deverá ser designado previamente outro servidor para substituir o titular em período determinado, observado o disposto no art. 2º deste ato.

Art. 4° Na hipótese de afastamento do substituto eventual ou de sua ausência, deverá ser designado, previamente, outro servidor, sempre que possível, ou assim que se iniciar a substituição por outro servidor, para período determinado, observado o disposto no caput do art. 2º desta Resolução. (Redação dada pela Resolução TRE-RJ nº 1200/2021)

Art. 5°.O servidor que estiver substituindo e se afastar, não perceberá a remuneração relativa à substituição no período de afastamento, exceto quando este for inerente às atribuições do cargo ou função que esteja substituindo.

Art. 6°.O período de substituição será considerado para o cálculo da gratificação natalina e do adicional por serviço extraordinário, observadas as normas pertinentes a essas matérias.

Art. 7°. Os casos omissos serão resolvidos pelo Presidente deste Tribunal.

Art. 8°. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário, em especial a Resolução n° 534, de 7 de maio de 2001.

Sala de Sessões do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, 12 de agosto de 2008

Desembargador ROBERTO WIDER
Presidente

Este texto não substitui o publicado no DOE-RJ, de 18/08/2008.

FICHA NORMATIVA

Data de Assinatura: 12/08/2008

Ementa: Dispõe sobre o instituto da substituição no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro.

Situação: Não consta revogação.

Presidente: Desembargador ROBERTO WIDER

Data de publicação: DOE-RJ, de 18/08/2008.

Alteração: Consta alteração.

Resolução TRE-RJ nº 1200/2021

Resolução TRE-RJ nº 1167/2021

Resolução TRE-RJ nº 991/2017

Resolução TRE-RJ nº 817/2012

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.