Brasão

Tribunal Regional Eleitoral - RJ

Diretoria Geral

Secretaria de Administração

Coordenadoria de Gestão Documental, Informação e Memória

ATO GP TRE-RJ Nº 340, DE 09 DE NOVEMBRO DE 2021.

Dispõe sobre a divulgação das informações que integram a prestação de contas do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro e sobre a elaboração do Relatório de Gestão anual.

O PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

CONSIDERANDO a Instrução Normativa nº 84, de 22 de abril de 2020 , do Tribunal de Contas da União - TCU, que estabelece normas, finalidades e princípios e dispõe sobre as informações e peças documentais que integram a prestação de contas dos administradores e responsáveis da administração pública federal;

CONSIDERANDO a Decisão Normativa TCU nº 187, de 09 de setembro de 2020 , que estabelece os elementos de conteúdo do Relatório de Gestão e define os prazos de atualização das informações que integram as prestações de contas anuais da administração pública federal relativas ao exercício 2020 e seguintes;

CONSIDERANDO a necessidade de regulamentar o processo de trabalho para elaboração do Relatório de Gestão do TRE-RJ e definir os responsáveis pela divulgação das informações e peças documentais que compõem a prestação de contas do TRE-RJ;

CONSIDERANDO, finalmente, o contido no processo SEI nº 2021.0.000047857-6,

RESOLVE:

Art. 1º Regulamentar o processo de trabalho de disponibilização da prestação de contas do TRE- RJ e elaboração do Relatório de Gestão do TRE-RJ.

Art. A prestação de contas é o instrumento de gestão pública mediante o qual os administradores e, quando apropriado, os responsáveis pela governança e pelos atos de gestão do Tribunal apresentam e divulgam informações e análises quantitativas e qualitativas dos resultados da gestão orçamentária, financeira, operacional e patrimonial do exercício, com vistas ao controle social e ao controle institucional previsto nos artigos 70, 71 e 74 da Constituição Federal .

Art. 3º A elaboração e a divulgação da prestação de contas do TRE-RJ devem observar os seguintes princípios previstos no art. 4º da IN TCU nº 84/2020 :

I - foco estratégico e no cidadão;

II - conectividade da infomação;

III - relações com as partes interessadas;

IV - materialidade;

V - concisão;

VI - confiabilidade e completude;

VII - coerência e comparabilidade;

VIII - clareza;

IX - tempestividade;

X - transparência.

Art. 4º A prestação de contas do TRE-RJ será integrada, em cada exercício, pelas seguintes informações e peças documentais:

I - os objetivos, as metas, os indicadores de desempenho definidos para o exercício e os resultados por eles alcançados, sua vinculação aos objetivos estratégicos e à missão do TRE-RJ;

II - o valor público em termos de produtos e resultados gerados, preservados ou entregues no exercício, e a capacidade de continuidade em exercícios futuros;

III - as principais ações de supervisão, controle e de correição adotadas pelo TRE-RJ para a garantia da legalidade, legitimidade, economicidade e transparência na aplicação dos recursos públicos;

IV - a estrutura organizacional, competências, legislação aplicável, principais cargos e seus ocupantes, endereço e telefones das unidades, horários de atendimento ao público;

V - os programas, projetos, ações, obras e atividades, com indicação da unidade responsável, principais metas e resultados e, quando existentes, indicadores de resultado e impacto, com indicação dos valores alcançados no período e acumulado no exercício;

VI - os repasses ou as transferências de recursos financeiros;

VII - a execução orçamentária e financeira detalhada;

VIII - as licitações realizadas e em andamento, por modalidade, com editais, anexos e resultados, além dos contratos firmados e notas de empenho emitidas;

IX - a remuneração e o subsídio recebidos por servidores e magistrados, incluídos os auxílios, as ajudas de custo, os jetons e outras vantagens pecuniárias, além dos proventos de aposentadoria e das pensões dos servidores ativos, inativos e pensionistas, de maneira individualizada;

X - o contato da autoridade de monitoramento, designada nos termos do art. 40 da Lei 12.527, de 2011 , e telefone e correio eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC);

XI - as demonstrações contábeis exigidas pelas normas aplicáveis ao TRE-RJ, acompanhadas das respectivas notas explicativas, bem como dos documentos e informações de interesse coletivo ou gerais exigidos em normas legais específicas que regem sua atividade;

XII - o relatório de gestão, que deverá ser apresentado na forma de relato integrado da gestão, segundo orientações expedidas pelo Tribunal de Contas da União - TCU;

XIIII - o rol de responsáveis, de acordo com as previsões contidas no art. 7º da IN TCU nº 84/2020 .

XIII - o rol de responsáveis, de acordo com as previsões contidas no art. 7º da IN TCU nº 84/2020 e no art. 30 da Decisão Normativa TCU nº 198/2022 . (Redação dada pelo Ato GP TRE-RJ nº 148/2022)

§ 1º Os dados e informações que integram a prestação de contas deverão estar disponíveis na página "Transparência e Prestação de Contas" do sítio eletrônico do TRE-RJ, cabendo à Diretoria- Geral a estruturação da forma de sua apresentação.

§ 2º Compete às unidades relacionadas no Anexo I manter publicados e atualizados, no sítio eletrônico do TRE-RJ, os dados e informações sob sua responsabilidade, observando-se os requisitos, conteúdos, prazos e periodicidades de atualização estabelecidos pelo TCU na Instrução Normativa nº 84/2020 e na Decisão Normativa nº 187/2020 .

§ 2º Compete às unidades relacionadas no Anexo I manter publicados e atualizados, no sítio eletrônico do TRE-RJ, os dados e informações sob sua responsabilidade, observando-se os requisitos, conteúdos, prazos e periodicidades de atualização estabelecidos pelo TCU na Instrução Normativa nº 84/2020 e na Decisão Normativa nº 198/2022, devendo comunicar à ASGERI atualizações que impliquem na alteração do link para acesso. (Redação dada pelo Ato GP TRE-RJ nº 148/2022)

§ 3º O relatório de gestão, as demonstrações contábeis relativas ao exercício encerrado e respectivas notas explicativas, assim como os certificados de auditoria deverão permanecer disponíveis por um período mínimo de cinco anos a contar do encerramento do exercício financeiro a que se referem.

§ 3º O relatório de gestão, as demonstrações contábeis relativas ao exercício encerrado e respectivas notas explicativas, assim como os certificados de auditoria deverão permanecer disponíveis, em uma mesma página, por um período mínimo de cinco anos a contar do encerramento do exercício financeiro a que se referem. (Redação dada pelo Ato GP TRE-RJ nº 148/2022)

§ 4º Na apresentação das informações previstas nos incisos VI e VII, as despesas decorrentes de emendas parlamentares devem constar de item específico, com a identificação, no mínimo, dos seguintes elementos: identificador de resultado primário, autor, unidade da Federação do autor, ação orçamentária, unidade da Federação da aplicação do recurso e valores empenhados, liquidados, pagos e inscritos em restos a pagar. (Incluído pelo Ato GP TRE-RJ nº 148/2022 ).

§ 5º As demonstrações contábeis que não tenham sido objeto de auditoria e certificação deverão ser identificadas como não auditadas. (Incluído pelo Ato GP TRE-RJ nº 148/2022 )

§ 6º O rol de responsáveis do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro será composto pelo Presidente e pelo Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral, pelos respectivos substitutos efetivos no exercício, e pelos titulares das seguintes unidades da estrutura orgânica e respectivos substitutos efetivos no exercício: (Incluído pelo Ato GP TRE-RJ nº 412/2022)

I - Secretaria-Geral da Presidência; (Incluído pelo Ato GP TRE-RJ nº 412/2022)
II - Secretaria da Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral; (Incluído pelo Ato GP TRE-RJ nº 412/2022)
III - Diretoria-Geral; (Incluído pelo Ato GP TRE-RJ nº 412/2022)
IV - Secretaria de Orçamento e Finanças; (Incluído pelo Ato GP TRE-RJ nº 412/2022)
V - Secretaria de Administração; (Incluído pelo Ato GP TRE-RJ nº 412/2022)
VI - Secretaria de Gestão de Pessoas; (Incluído pelo Ato GP TRE-RJ nº 412/2022)
VII - Secretaria de Tecnologia da Informação; (Incluído pelo Ato GP TRE-RJ nº 412/2022)
VIII - Secretaria de Manutenção e Serviços Gerais; (Incluído pelo Ato GP TRE-RJ nº 412/2022)
IX - Secretaria Judiciária. (Incluído pelo Ato GP TRE-RJ nº 412/2022)

Art. 5º O Relatório de Gestão, documento integrante da prestação de contas, a ser elaborado na forma de relato integrado pelos responsáveis pela governança e gestão do TRE-RJ, tem como objetivo principal oferecer uma visão clara para a sociedade sobre como a estratégia, a governança, o desempenho e as perspectivas do órgão, no contexto de seu ambiente externo, levam à geração de valor público em curto, médio e longo prazos, além de demonstrar e justificar os resultados alcançados em face dos objetivos estabelecidos.

Art. 6º O processo de trabalho para a elaboração do Relatório de Gestão do TRE-RJ tem como objetivos:

I - sistematizar e padronizar os procedimentos necessários para a elaboração do Relatório de Gestão;

II - fomentar a participação dos principais gestores na elaboração do Relatório de Gestão;

III - assegurar que o Relatório de Gestão atenda a todos os requisitos definidos pelo TCU;

IV - garantir o cumprimento dos prazos estabelecidos pelo TCU para a disponibilização do Relatório de Gestão.

Art. 7º O processo de trabalho para a elaboração do Relatório de Gestão do TRE-RJ estrutura-se nas seguintes fases:

I - atividades preliminares ;

I - planejamento da elaboração do documento; (Redação dada pelo Ato GP TRE-RJ nº 148/2022)

II - definição das unidades responsáveis pelos conteúdos; (Revogado pelo Ato GP TRE-RJ nº 148/2022).

III - elaboração do documento;

IV - aprovação do documento;

V - publicação do documento no sítio eletrônico do TRE-RJ e divulgação à sociedade.

Parágrafo único. O processo de trabalho para a elaboração do Relatório de Gestão do TRE-RJ de cada exercício, com as respectivas fases, responsáveis, prazos de cumprimento e detalhamentos, será disciplinado por Instrução Normativa da Presidência.

Art. 8º Compete à Diretoria-Geral, por intermédio da Assessoria de Gerenciamento de Riscos e Controle Interno, orientar as unidades quanto à disponibilização das informações relativas à prestação de contas anual e coordenar a elaboração do Relatório de Gestão.

Parágrafo único. Compete à Coordenadoria de Comunicação Social a concepção e execução do projeto gráfico do Relatório de Gestão, observando-se as diretrizes propostas pelo TCU.

Art. 9º Compete à Secretaria de Auditoria Interna as atribuições confiadas às unidades do sistema de controle interno nos normativos do TCU relacionados à prestação de contas, dentre estas a realização de auditoria e certificação das contas do TRE-RJ, assim como prover orientações e dirimir eventuais dúvidas junto ao TCU, com vistas ao fiel atendimento das determinações e diretrizes expedidas pela Corte de Contas quanto à prestação de contas anual.

Art. 10. Este Ato entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 11. Fica revogado o Anexo III do Ato GP nº 368/2020.

Ato GP Nº xxxx, de ______ de ________ de 2021.

ANEXO I

Detalhamento das informações e documentos integrantes da prestação de contas a serem disponibilizados e atualizados no sítio eletrônico do TRE-RJ, na página de Transparência e Prestação de Contas, nos prazos definidos pelo TCU, conforme IN TCU nº 84/2020 e DN TCU nº 187/2020

ANEXO I

Detalhamento das informações e documentos integrantes da prestação de contas a serem disponibilizados e atualizados no sítio eletrônico do TRE-RJ, na página de Transparência e Prestação de Contas, nos prazos definidos pelo TCU, conforme IN TCU nº 84/2020 e DN TCU nº 198/2022.(Redação dada pelo Ato GP TRE-RJ nº 148/2022)

ANEXO I

Detalhamento das informações e documentos integrantes da prestação de contas a serem disponibilizados e atualizados no sítio eletrônico do TRE-RJ, na página de Transparência e Prestação de Contas, nos prazos definidos pelo TCU, conforme IN TCU nº 84/2020 e DN TCU nº 198/2022.(Redação dada pelo Ato GP TRE-RJ nº 298/2022)

ANEXO I

Detalhamento das informações e documentos integrantes da prestação de contas a serem disponibilizados e atualizados no sítio eletrônico do TRE-RJ, na página de Transparência e Prestação de Contas, nos prazos definidos pelo TCU, conforme IN TCU nº 84/2020 e DN TCU nº 198/2022.(Redação dada pelo Ato GP TRE-RJ nº 412/2022)

ANEXO I

Detalhamento das informações e documentos integrantes da prestação de contas a serem disponibilizados e atualizados no sítio eletrônico do TRE-RJ, na página de Transparência e Prestação de Contas, nos prazos definidos pelo TCU, conforme IN TCU nº 84/2020 e DN TCU nº 198/2022.(Redação dada pelo Ato GP TRE-RJ nº 133/2023)

ANEXO I

Detalhamento das informações e documentos integrantes da prestação de contas a serem disponibilizados e atualizados no sítio eletrônico do TRE-RJ, na página de Transparência e Prestação de Contas, nos prazos definidos pelo TCU, conforme IN TCU nº 84/2020 e DN TCU nº 198/2022.(Redação dada pelo Ato GP TRE-RJ nº 310/2023)

ANEXO I 

Detalhamento das informações e documentos integrantes da prestação de contas a serem disponibilizados e atualizados no sítio eletrônico do TRE-RJ, na página de Transparência e Prestação de Contas, nos prazos definidos pelo TCU, conforme IN TCU nº 84/2020 e DN TCU nº 198/2022. (Redação dada pelo Ato PR TRE-RJ nº 17/2024)

CLAUDIO LUIS BRAGA DELL ́ORTO

PRESIDENTE DO TRE-RJ

Este texto não substitui o publicado no DJE TRE-RJ, nº 279, de 10/11/2022, p. 4

FICHA NORMATIVA

Data de Assinatura: Não consta.

Ementa:Dispõe sobre a divulgação das informações que integram a prestação de contas do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro e sobre a elaboração do Relatório de Gestão anual.

Situação: Não consta revogação

Presidente: Desembargador CLAUDIO LUIS BRAGA DELL ́ORTO

Data de publicação: DJE TRE-RJ, nº 279, de 10/11/2022, p. 4

Alteração: Consta alterações.

ATO GP TRE-RJ N°148/2022

ATO GP TRE-RJ N°298/2022

ATO GP TRE-RJ Nº 412/2022

ATO PR TRE-RJ Nº 133/2023

ATO PR TRE-RJ Nº 310/2023

ATO PR TRE-RJ Nº 17/2024

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.