Eleitor do Futuro

TRE-RJ - Eleitor do Futuro

A criação do Programa Eleitor do Futuro, no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, se deu em decorrência do projeto idealizado pelo Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, quando Corregedor do Tribunal Superior Eleitoral.

Segundo ele, o Programa pretendia não só contribuir para a formação cultural e cívica dos jovens, mas também para transmissão, às novas gerações, da ideia de que a política pode ser entendida como uma atividade nobre, essencial à democracia e à convivência humana.

O fomento da conscientização dos direitos e deveres dos cidadãos, em especial quanto aos seus direitos políticos, o conhecimento básico da  legislação eleitoral, e o reflexo de sua participação, ou não,  na vida política da nossa sociedade, interagindo junto aos jovens e futuros eleitores, é o  principal viés do Programa, que objetiva a promoção da cidadania plena.

Através da realização de palestras e oficinas com urnas eletrônicas, são incentivadas reflexões sobre a necessidade de se pensar a nossa democracia, direitos e deveres do cidadão-eleitor não somente quando há disputa eleitoral, contribuindo assim, para a criação e manutenção de uma cultura voltada para a  vivência da cidadania e, inclusive, com o uso consciente de mecanismos de  fiscalização dos mandatos concedidos e acompanhamento dos trabalhos das Casas Legislativas e do orçamento público.

Vamos nos unir?

A escola é um lugar propício para o incentivo ao exercício de valores éticos e morais. Juntamente com a família, também estimula a vivência da cidadania. A realização de ações educativas pela Justiça Eleitoral tem  maior eficácia quando a escola trabalha em conjunto, como parceira do Programa.

Realizando atividades complementares, elaborando projetos  pedagógicos ou incrementando os já existentes, a escola estará  contribuindo para que os objetivos do Programa Eleitor do Futuro sejam alcançados.

Tendo em vista os efeitos da pandemia do Covid 19, nossas atividades presenciais nas escolas durante o exercício de 2021 estão suspensas em consonância com as orientações oficiais dos órgãos de estado. Isso serve para o Programa Eleitor do Futuro. Contudo a Escola Judiciária adaptou suas atividades para o ambiente virtual levando nossas ações socioeducativas para mais perto do seu público.

O projeto Você Sabia?! ” disponibiliza vídeos no canal institucional TV TRE-RJ , no Youtube, acerca dos mais variados temas ligados a Justiça Eleitoral, além de dirimir dúvidas correntes sobre o processo eleitoral, confiabilidade das urnas eletrônicas, etc. Todos os vídeos são produzidos por servidores voluntários do Projeto Eleitor do Futuro e tem o objetivo claro de aproximar a Justiça Eleitoral dos jovens de 16 e 17 anos aptos a votar.

Nossas atividades não irão parar. Foi preciso rever e inovar, no âmbito público e privado, individual e coletivo, hábitos e rotinas, visando à segurança das pessoas. Mas nossas ações socioeducativas continuarão adaptadas à nova realidade.

Entre em contato para saber mais: eje@tre-rj.jus.br . Aproveite e nos acompanhe nas redes sociais: Instagram @tre.rj e Facebook https://pt-br.facebook.com/trerj/

Nossos Programas Sociais

Apresentação

TRE Vai à Escola

Convidamos você diretor(a), professor(a), pai ou mãe de aluno a inscrever a sua escola no Programa Eleitor do Futuro, que compõe o hall de ações socioeducativas da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-RJ. Esse programa oferece palestras para seus alunos, em visitas a sua instituição de ensino, presenciais ou através do Zoom, com duração de no mínimo 30 minutos, conduzidas por um servidor em horário certo e conteúdo temático específico, a ser escolhido no ato de inscrição.

As escolas podem optar também por oficinas com as urnas eletrônicas. Após as palestras presenciais, os alunos serão convidados a participarem de uma simulação de votação com urnas eletrônicas parametrizadas com candidatos fictícios. A apuração e divulgação do resultado do pleito poderão ser realizadas no mesmo momento, após o encerramento da votação, através da emissão de boletim de urna.

Os servidores voluntários em visita a sua instituição disponibilizarão nosso material didático ( kit de cartilhas sobre temas trabalhados nas palestras), além de pequenos brindes. O perfil das palestras é multitemático, podendo-se escolher um tema por palestra, e a abordagem do público-alvo será feita através de interações recíprocas, com discussões em grupo dentro de uma linguagem que aproxime a Justiça Eleitoral dos jovens. 

O tempo de duração mínima é de 30 minutos com apresentação, se a estrutura permitir, de vídeos educativos, quizzes (na modalidade virtual) e/ou dinâmicas para ambientação com os estudantes. 

Os temas abordados nas palestras poderão ser:

 

Cabe ética no jogo político?

Política pra quê?

Por que precisamos da Democracia?

Afinal, o que é o Estado?

Justiça Eleitoral, por quê, pra quê e pra quem?

Por que e como tirar o título de eleitor?

Os Três Poderes da República: quem são, onde vivem e o que fazem?

Que papo é esse de mulheres na política?

O que pode e o que não pode nas campanhas eleitorais?

Precisamos de Partidos Políticos?

Urnas eleitorais: como chegamos até aqui?

Por que tanta desinformação sobre as urnas eletrônicas?

 

As escolas que responderem a esse email solicitando inscrição através do preenchimento do formulário em anexo apenas deverão:

1) Demandar em suas respectivas inscrições o tema da palestra de preferência na ação socioeducativa, informando dia, hora e local da ação.

2) Informar a quantidade aproximada de alunos que participarão das palestras, série e a faixa etária aproximada dos estudantes que participarão do evento. Serão entregues cartilhas pedagógicas compatíveis com os números informados

3) Informar se a plataforma de teletransmissão utilizada, caso opte pela palestra virtual, será a fornecida pela instituição de ensino ou a utilizada por este próprio tribunal.

É importante falar que o suporte logístico e de infraestrutura local para as palestras e oficinas ficará a cargo da própria instituição solicitante.

Quaisquer dúvidas entre e contato com o email abaixo:

 eleitordofuturorj@gmail.com

Em atualização...