banner banner

O “Espaço de Memória Eleitoral Desembargador José Joaquim da Fonseca Passos” é composto por objetos e documentos históricos que nos contam um pouco acerca da trajetória da Justiça Eleitoral e da história da democracia brasileira. Ao inaugurar esse Espaço de Memória em formato digital na semana de comemoração dos 90 anos da Justiça Eleitoral, a direção da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-RJ) pretende contribuir para o debate público a respeito da consolidação da democracia no Brasil bem como para o processo de autoconhecimento do papel institucional representado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) dentro desse processo, em especial no que diz respeito às iniciativas voltadas para a garantia da transparência e lisura do processo eleitoral.

Nesse sentido, a partir de cada formato de título de eleitor, de cada modelo de urna eleitoral, da caixa de madeira ao modelo eletrônico, abre-se uma oportunidade para refletirmos acerca dos esforços dispensados para a superação das fraudes eleitorais e para a garantia, através do sufrágio universal e do voto direto e secreto, do princípio orientador da Constituição de 1988: a soberania popular. Além disso, outros documentos do espaço de memória, agora expostos virtualmente, convidam à reflexão e pesquisa sobre a trajetória da democracia brasileira e as formas assumidas pelo autoritarismo político na história republicana.

É o caso do Livro de Suspensão dos Direitos Políticos e do Processo de Cassação do Deputado Estadual e Vice-Governador Eloi Ângelo Coutinho, ambos em função da suspensão das garantias constitucionais inaugurada pelo primeiro Ato Institucional do regime ditatorial implantado no país em 1964. São documentos que nos ajudam a entender os fantasmas do autoritarismo que rondaram e rondam a democracia brasileira, permitindo trabalhar e tratar os traumas de um passado que por vezes insiste em nos assombrar.

Nos links que seguem abaixo o(a) visitante poderá acessar as exposições fixas do "Espaço de Memória Eleitoral Desembargador José Joaquim da Fonseca Passos".

Painel Mulheres na Política

Painel Justiça Eleitoral no Rio de Janeiro

Painel História do Voto

Contatos:

Telefones: 3436-8220 / 3436-8228 / 3436-8218 / 3436-8217

Email: eje@tre-rj.jus.br

Agende sua visita ao Espaço de Memória Eleitoral Desembargador José Joaquim da Fonseca Passos através do email: eje@tre-rj.jus.br