Eventos Realizados

Café com Política

Série de Lives conduzida pela Diretora da Escola Judiciária Eleitoral, Desembargadora eleitoral Kátia Valverde Junqueira, que entrevistará convidados que possam contribuir para a construção de um diálogo sobre a representatividade das minorias, a importância da participação política, a segurança do sistema eletrônico de votação, a conquista do espaço político pelas mulheres, entre outros temas de atual relevância.

2021
2022

90 anos da Justiça Eleitoral na visão dos ex-presidentes do TRE-RJ



A Escola Judiciária Eleitoral promoveu no dia 24 de Fevereiro, quinta-feira de 11 as 13 horas ,no plenário do TRE- RJ o debate: " 90 anos da Justiça Eleitoral na visão dos ex presidentes do TRE- RJ" com a participação dos Desembargadores Marcus Faver, Edson Vasconcelos, Luiz Zveiter e Carlos santos de Oliveira, ex presidentes do TRE- RJ. O presente evento dá inicio as comemorações dos 90 anos da Justiça eleitoral e tem o intuito de, através de um debate com os ex-presidentes do TRE-RJ, trazer a tona momentos relevantes da justiça eleitoral fluminense, promovendo um intercâmbio de informações referentes a legados, dificuldades e aprendizados obtidos no curso dos mandatos.



Mulheres Eleitoralistas 4



A Escola Judiciária Eleitoral promoveu no dia 08 de Março, terça-feira, às 11 horas, o Webinário MULHERES ELEITORALISTAS 4 - Mulheres relevantes para a construção da política no Rio de Janeiro, com participação da magistrada e política, Denise Frossard, da professora Lia Faria, da deputada federal Luiza Erundina, da engenheira Alda Marco Antonio e da deputada federal Margarete Coelho. Com o objetivo de demonstrar a importância da participação da mulher ao longo dos noventa anos da Justiça Eleitoral de modo a retratar os avanços e os percalços desta trajetória, além de destacar a possibilidade real da conquista do espaço político, as convidadas falarão sobre suas trajetórias e contribuições singulares no mundo político-eleitoral.

 

Principais barreira no acesso à justiça eleitoral à luz da Resolução CNJ n 401/2021



A Escola Judiciária Eleitoral convida a todos os magistrados a participarem do encontro a ser realizado no dia 11/05/22, às 11h, tratando do tema "Principais barreiras no acesso à justiça eleitoral à luz da Resolução CNJ nº 401/2021". Tal iniciativa tem como objetivo sensibilizar e capacitar magistrados sobre temas relativos ao acolhimento, direitos, atendimento e cotidiano de pessoas com deficiência, nos termos dos arts. 17 e 18 da Resolução CNJ nº 401/2021. A live será mediada pela Diretora da Escola Judiciária, Desembargadora Eleitoral Kátia Junqueira e contará com a participação do Dr. Joelson Dias, Dra. Priscilla Selares e do servidor deste Regional, Márcio de Oliveira Lacerda, sendo transmitida pelo canal TV TRE-RJ no Youtube.

 

Seminário Desafios e Inovações para Justiça Eleitoral para as Eleições de 2022



O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro promoveu, sexta-feira (29), a partir das 9h, o seminário “Desafios e inovações da Justiça Eleitoral para as eleições de 2022”. Com coordenação do ministro do Superior Tribunal de Justiça Luis Felipe Salomão e subcoordenação da jurista e ex-desembargadora do TRE-RJ Cristiane Frota, o evento será realizado a partir das 9h, na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, e transmitido ao vivo pelo canal TV TRE-RJ no YouTube. O seminário terá cinco painéis, onde serão debatidos temas de interesse nacional para as eleições deste ano, como as alterações legislativas, os reflexos da nova lei de improbidade no Direito Eleitoral, a inclusão política de mulheres, negros e grupos minorizados, o combate à desinformação e a credibilidade e segurança do sistema eleitoral.



Justiça Eleitoral em Debate



O objetivo é reunir artigos em torno de eixos temáticos tais como: campanha eleitoral digital e a política de imagem dos candidatos e das instituições democráticas; o mercado da desinformação, a esfera pública e a legitimidade das eleições; desafios da legislação eleitoral diante da nova militância política digital.

 

Semana do Jovem Eleitor / Iniciativa Estratégica



A Iniciativa Estratégica encampada por esta Escola Judiciária executou nos dias 30 e 31 de março e 01 de abril de 2022 uma série de atividades socioeducativas no município de Paracambi.

A mensuração da adesão dos jovens com idade entre 15 à 19 anos foi escolhida considerando que o IBGE tem dados precisos para esta faixa etária, além de ser justamente a idade em que há o alistamento eleitoral (facultativo ou obrigatório, aos 18 anos).
Segundo extração de dados do painel BI, para as eleições de 2020, a municipalidade de Paracambi foi a região com o menor índice de adesão (592 eleitores o que corresponde a apenas 13,40% do numero de jovens dessa faixa-etária) do público-alvo ao alistamento e comparecimento às eleições, se comparado a uma média do estado (22,36% do público-alvo).
Registra-se, ainda, que a implementação do projeto nessa região pretende averiguar o impacto detectável de nossas ações socioeducativas em áreas com este tipo de carência, no que tange ao comparecimento e ao alistamento eleitoral.

Os colégios cujas parcerias foram estabelecidas para tais atividades são:

CIEP Antônio Botelho
CIEP Garrincha Alegria do Povo
CE Presidente Rodrigues Alves
Colégio Cnec

Nós atingimos cerca de 1000 estudantes dessa faixa-etária e acompanharemos o impacto, se detectável, no alistamento eleitoral que findou dia 04 de maio.

 

 

Palestra de Sensibilização do Programa Eleitor do Futuro 2022 com Eduardo Japiassú

 

Foram convidados todos os servidores a participarem da palestra com o especialista em ações socioeducativas Eduardo Japiassú, Coordenador da Escola Judiciária do TRE de Pernambuco, que discutirá de forma lúdica as experiências e motivações que contemplam as ações socioeducativas e a defesa da Democracia em um ano de complexas eleições.