Novo membro substituto toma posse no TRE-RJ

O desembargador estadual Gilberto Clóvis Farias Matos já atuou como juiz eleitoral em diversos cartórios no estado

foto posada do desembargador Gilberto Clóvis Matos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) empossou, em sessão solene realizada nesta quarta-feira (26), o desembargador estadual Gilberto Clóvis Farias Matos (foto) como membro substituto da Corte. Com mandato até 2024, ele assume a vaga decorrente do término do biênio do desembargador Antonio Carlos Nascimento Amado. O presidente do TRE-RJ, desembargador Elton Leme, deu as boas-vindas ao novo membro, destacando seu currículo e experiência profissional na área eleitoral. “É uma grande honra termos como membro no Tribunal uma pessoa com sua história e conhecimento jurídico”, exaltou o desembargador Elton Leme.

Em seu discurso de posse, Gilberto Matos destacou “a honra e o desafio” de integrar o TRE-RJ, e relembrou a contagem de votos manual durante a atuação em eleições realizadas antes da implementação da urna eletrônica. O desembargador Elton Leme falou das mudanças na Justiça Eleitoral ao longo dos últimos anos. “Lidamos no passado com imperfeições do método manual de contagem de votos. Hoje temos outra realidade, a Justiça Eleitoral deu um salto de confiabilidade, graças aos processos de checagem e mecanismos que evitam a fraude. Agora encaramos novos desafios, relativos à realidade tecnológica, comunicação em tempo real, especialmente na propaganda eleitoral”, afirmou o presidente.

Membro da 22ª Câmara Cível do TJRJ, o desembargador Gilberto Matos é graduado em Direito pela Universidade Federal Fluminense. Ingressou na magistratura em 1993, tendo atuado em diversas comarcas do estado do Rio. Integrou a Corte do TRE-RJ, como membro suplente, de 2011 a 2013. Também na Justiça Eleitoral fluminense, foi titular na 57ª Zona Eleitoral, em Paraty; na 58ª, em Rio das Flores; e nas 36ª, 68ª, 69ª e 86ª ZEs, em  São Gonçalo, onde foi o responsável pelo registro de candidatura nas eleições municipais de 2018 e pela fiscalização da propaganda em 2010. 

 

ícone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido