TRE-RJ apoia projeto que visa a restauração e preservação de áreas verdes de Itaocara

Próximas ações da iniciativa acontecem nos dias 18, 19 e 21 de setembro

Mão que segura uma pá de jardinagem e revolve a terra antes de plantar um muda

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) apoia o projeto "Itaocara Mais Verde", uma iniciativa socioambiental que busca ampliar, restaurar e preservar as áreas verdes do município do Noroeste Fluminense por meio do plantio de mudas de árvores. Para a chefe da Seção de Desenvolvimento Estratégico Sustentável (Sestsu) do TRE-RJ, Flávia Vidal, "os plantios geram uma série de benefícios ambientais, como a neutralização de emissões de carbono, o que acaba refletindo na qualidade de vida da população". 

"Até o momento, plantamos mais de 500 mudas de árvores", conta a chefe do cartório eleitoral de Itaocara, Elaine Seixas, que teve a ideia de criar o projeto durante a pandemia. Ao todo, 15 pessoas participam da iniciativa, que tem ações previstas para o próximo fim de semana. No sábado (18), será realizado o plantio de mudas na Praça dos Quiosques, no centro de Itaocara. Já no domingo (19), data em que se comemora o Dia Mundial de Limpeza das Águas, os voluntários do projeto irão focar no plantio de espécies nativas da Mata Atlântica às margens do rio Paraíba do Sul.

No Dia da Árvore, comemorado na terça-feira (21), o "Itaocara Mais Verde", em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do município, vai montar uma tenda no Calçadão do Centenário de Itaocara onde será feita a doação de mudas e sementes para plantio pela população, troca de óleo de cozinha usado por suculentas, além da venda de camisas, máscaras e ecobags do projeto. Para conhecer mais sobre o projeto basta acessar o seu perfil no Instagram ou sua página no Facebook. O link do grupo de WhatsApp está disponível nas redes sociais. Por ele é possível saber como fazer doações, seja de mudas ou em dinheiro, comprar os produtos do projeto e se voluntariar.

A iniciativa está alinhada às práticas de responsabilidade ambiental previstas no Plano de Logística Sustentável do TRE-RJ, bem como em seu Planejamento Estratégico, além de atender a alguns dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030, um plano de ação proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover o desenvolvimento sustentável.

 

ícone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido