TRE-RJ instala Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica para o pleito suplementar de Carapebus

Procedimento que verifica e comprova a segurança de urnas eletrônicas será realizado na data do pleito, em 7 de novembro

Eleições suplementares 2021

Nesta quinta-feira (7), foi realizada a reunião de instalação da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave) para as eleições suplementares em Carapebus, em 7 de novembro. O presidente da comissão, juiz Luiz Márcio Pereira, a diretora-geral, Adriana Brandão, e servidoras e servidores do TRE-RJ discutiram, entre outros assuntos, sobre aspectos técnicos e de contratação da empresa especializada para a realização da "Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas sob Condições Normais de Uso" (teste de integridade). 

O juiz Luiz Márcio elogiou a iniciativa do Tribunal de estender mais uma vez a realização da auditoria, que acontece de praxe nas eleições ordinárias, em um pleito suplementar, a exemplo do que aconteceu nas eleições em Silva Jardim e Santa Maria Madalena, em setembro deste ano. Questões de pessoal, instalação do ambiente de trabalho no dia do pleito e preenchimento das cédulas que serão usadas na auditoria também foram assuntos discutidos na reunião.

Como funciona

A Auditoria de Votação Eletrônica abrange dois procedimentos a serem realizados em urnas previamente sorteadas em cerimônia pública. A primeira verifica o funcionamento das urnas eletrônicas sob condições normais de uso e consiste numa votação simulada (numa urna eletrônica e, simultaneamente, em outra de lona), que é realizada sob monitoramento de câmeras. O objetivo é comprovar a coincidência dos dois resultados. O segundo procedimento verifica a autenticidade e integridade dos sistemas e é realizado pelo juiz eleitoral na própria seção de votação. Ambas auditorias acontecem no dia do pleito.

 

icone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Icone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido