TRE-RJ participa de I Encontro Virtual do Coptrel da Região Sudeste

Plantão judiciário foi um dos temas debatidos na reunião regional do Colégio de Presidentes dos Tribunais Eleitorais (Coptrel)

Print da tela da videoconferência com os participantes

O presidente do TRE-RJ, desembargador Cláudio dell´Orto, participou, nesta quarta-feira (9), do I Encontro Virtual da Região Sudeste do Colégio dos Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel). O plantão judiciário no âmbito da Justiça Eleitoral foi o tema central do encontro, que também debateu o gerenciamento de projetos corporativos e a segurança do processo eletrônico de votação. Houve um consenso dos magistrados sobre a elevação de despesa com pessoal, no caso de um eventual plantão judiciário nos finais de semana. Por isso, não haveria justificativa para adotar a medida fora do período  eleitoral.

“No Rio temos juízes e juízas que se revezam nos plantões, para análise de matérias criminais, durante as eleições. Isso tem sido suficiente para o bom atendimento das demandas”, afirmou o presidente do TRE-RJ, desembargador Cláudio dell´Orto. Algumas propostas em relação ao tema foram discutidas, como o regime de sobreaviso de servidora ou servidor plantonista e modelo de plantão eletrônico. O debate sobre a segurança do voto foi conduzido pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso. Ele reiterou a existência de mecanismos de auditoria disponíveis no processo eletrônico de votação e lembrou o elevado custo da implantação do voto impresso.

Comandado pelo presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) e presidente do TRE-RR, desembargador Leonardo Cupello o evento teve a participação do ministro do STJ Humberto Martins; da presidente do TRE do Pará, desembargadora Luzia Nascimento, que integra a Comissão Executiva do Coptrel; do presidente do TRE-SP, desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior; do presidente do TRE-ES, desembargador Samuel Meira Brasil Júnior; e do presidente do TRE-MG, desembargador Alexandre Victor de Carvalho.

 

ícone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido