TRE-RJ cria nova modalidade de agendamento para sanar dúvidas ou concluir atendimento no cartório

Atendimento presencial poderá ocorrer em casos excepcionais, após avaliação do cartório eleitoral

Imagem de um calendário onde lê-se, ao lado, "solicitação de agendamento" em letras brancas

O TRE-RJ lançou, nesta segunda-feira (14), uma nova modalidade de agendamento, dirigido às pessoas que não conseguem concluir o atendimento pelo serviço on-line. Pelo formulário “Solicitação de Agendamento”, eleitoras e eleitores vão explicar se encontram algum tipo de dificuldade em requerer, no sistema Título Net , qualquer operação do título eleitoral, como primeira via, transferência de domicílio ou alteração de dados cadastrais. Caso não seja possível solucionar o problema de forma remota, a eleitora ou o eleitor irá comparecer presencialmente ao cartório eleitoral.

"Trata-se de um atendimento qualificado, em que a eleitora e o eleitor solicitam falar pessoalmente com alguém sobre a dificuldade que está encontrando", explica a secretária da Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral (VPCRE), Mariana Figueiredo. “Em casos excepcionais, o atendimento pode resultar no comparecimento presencial ao cartório”, disse. Em razão da crise sanitária, o agendamento regular para atendimento presencial continuará suspenso por tempo indeterminado. Porém, todos os serviços prestados pela Justiça Eleitoral estão disponíveis 100% on-line, no site oficial do TRE-RJ.

A nova ferramenta de "Solicitação de Agendamento", portanto, é um pré-agendamento. O cartório eleitoral então vai avaliar a necessidade de a eleitora ou eleitor comparecer ao cartório presencialmente para sanar a dificuldade. "Antes dessa decisão, o eleitor deverá ser contactado. É essencial que o requerente fique atento para atender ao chamado da Justiça Eleitoral", afirma Mariana Figueiredo. Ao preencher o formulário on-line, será necessário informar obrigatoriamente um contato pessoal: telefone, e-mail ou WhatsApp. "É fundamental a servidora ou servidor dar esse suporte mais personalizado e avaliar a necessidade do atendimento presencial", afirmou.

Como o atendimento presencial somente ocorrerá após a confirmação do agendamento, a eleitora ou eleitor deve aguardar o cartório entrar em contato. Além disso, a entrada nas dependências do cartório será permitida apenas com o uso de máscara de proteção. Eleitoras e eleitores também podem buscar ajuda na Central de Atendimento Telefônico (CAT), caso encontrem dificuldades na prestação do serviço on-line. A CAT atende pelo telefone (21) 3436-9000, de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h, com atendentes treinados para auxiliar remotamente eleitores e eleitoras, inclusive no suporte sobre o preenchimento do formulário da "Solicitação de Agendamento".

Se você está com dificuldade de preencher o requerimento do Título Net, busque ajuda na página do atendimento on-line .

ícone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido