Diretora da EJE-RJ ministra aula no curso de pós-graduação

Magistrada falou sobre meios pacíficos de solução de controvérsia, como mediação e conciliação, entre outros temas

Print da tela da videoconferência com os participantes da aula

A diretora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-RJ), desembargadora eleitoral Kátia Junqueira, ministrou, nesta segunda-feira (21), uma aula virtual aos alunos do curso de pós-graduação em Direito Eleitoral patrocinado pelo TRE-RJ, em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Ela falou sobre meios pacíficos de solução de controvérsia, como mediação e conciliação, e a aplicabilidade deles no âmbito da Justiça Eleitoral.

“É um tema polêmico e controverso”, alertou a magistrada. “Ainda existe muito espaço para discussão, mas entendo que a Resolução TSE 23.478/2016, que veda sua aplicação nos feitos eleitorais, poderia ser revista e adequada ao novo Código de Processo Civil e princípios estabelecidos no preâmbulo da Constituição Federal”, opinou. “A mediação e conciliação trazem celeridade e evitam a judicialização, grande problema do Poder Judiciário em geral”, completou a desembargadora eleitoral Kátia Junqueira. 

A magistrada também falou sobre Termo de Ajustamento de Conduta, tipo de acordo proposto por órgãos públicos para comprometer os signatários a uma determinada prática ou comportamento. Ela expôs um caso concreto e analisou a validade no contexto eleitoral. Abordou ainda a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a questão da transparência e segurança de informação na esfera do poder público. Por fim, falou sobre Compliance, citando projetos de lei que prevêem práticas de governança nos partidos políticos.

 

ícone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido