TRE-RJ repudia boato sobre eleições de Queimados

Informações falsas alardeiam a suspensão dos resultados no município

logo das eleições com o título desinformação

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro desmentiu, neste sábado (28), boatos sobre uma eventual suspensão do resultado das eleições no município de Queimados. De acordo com os boatos, a decisão teria decorrido da iniciativa do Tribunal de investigar supostas fraudes no processo eletrônico de votação. O TRE-RJ repudia a desinformação e reafirma a legitimidade do processo eleitoral nos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro.

Em razão do julgamento da candidatura a prefeito do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), houve a alteração, na quinta-feira (26), da situação jurídica do candidato. Ele estava “indeferido com recurso” e passou para a situação “deferido”. Entretanto, não houve a retotalização dos votos, devido a formalidades exigidas no artigo 216 e seguintes da Resolução TSE 23.611/2019.

Com a alteração e sem a retotalização necessária, o resultado final no município de Queimados deixou de aparecer, provisoriamente, no sistema de divulgação dos dados, no site do Tribunal Superior Eleitoral. Tão logo seja realizada a retotalização, o resultado final da eleição estará imediatamente disponível no sistema. Assim, o TRE-RJ reitera não haver, ao menos no momento, ação judicial em curso no município de Queimados que ameace anular as eleições locais.


ícone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido