Eleitor no Exterior

Como deve fazer para regularizar a situação o eleitor que reside no Exterior e teve o título cancelado?

Os procedimentos para regularização dos títulos de brasileiros que residem no exterior podem ser obtidos no site do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal.


Eleitor que reside no exterior está isento de votar?

Não, seu voto é obrigatório. O brasileiro residente no exterior deverá procurar o Consulado ou Embaixada e requerer a sua inscrição (se nunca fez o título) ou transferência do título.
Para mais informações, acesse o site do TRE-DF.


Como deve justificar a ausência às urnas o eleitor que estiver no exterior na data da eleição?

O eleitor que estiver no exterior no dia da eleição tem 30 dias, a contar da data de seu retorno ao país, para apresentar a justificativa eleitoral perante o juiz eleitoral da zona de sua inscrição ou efetuar seu requerimento pela internet.


Poderá também enviar requerimento de justificativa ao juiz de sua zona eleitoral, por correio, no prazo de até 60 dias da data da eleição.

 

O pedido de justificativa, seja qual for o meio de solicitação, deverá sempre ser acompanhado de documentos que comprovem sua estada no exterior no(s) dia(s) das eleições.


O eleitor inscrito em zona eleitoral do exterior só necessita justificar eventual ausência às urnas em eleição presidencial. Porém, se estiver inscrito em zona eleitoral do Brasil, terá que justificar as ausências tanto nas eleições gerais quanto nas municipais.