Sistema Justifica

TRE-RN disponibiliza o sistema Justifica

 

O eleitor poderá encaminhar seu requerimento de justificativa pós-eleições pela Internet, por meio do Sistema Justifica, até 60 dias contados da realização do 1º turno (15/11/2020) e do 2º turno (29/11/2020), se houver, das Eleições 2020.

- No período de 16/11/2020 a 14/01/2021, para o envio das justificativas eleitorais relativas ao 1º turno das Eleições 2020.

- No período de 30/11/2020 a 28/01/2021, para o envio das justificativas eleitorais relativas ao 2º turno das Eleições 2020, se houver.

Eleitores inscritos em outros Estados da Federação: consulte a página do TSE (Eleitor -> Justificativa eleitoral) ou do Tribunal Regional Eleitoral do seu Estado (Consultar o TRE).

 

Instruções de preenchimento:

No formulário inicial para registro da justificativa, o eleitor deverá informar seu título eleitoral, nome e data de nascimento.

Após preenchimento do formulário inicial, clique no botão “Avançar”. O eleitor deverá completar a justificativa informando:

a) e-mail;

b) telefone;

c) eleição para a qual deseja enviar a justificativa;

d) descrição detalhada dos motivos pelos quais se deu a ausência às urnas no dia das eleições; e

e) pelo menos um documento comprobatório dos fatos relatados na justificativa.

O eleitor deverá anexar o documento comprobatório dos fatos relatados na justificativa (atestado médico, comprovante de passagens, entre outros), nos formatos "jpg", “png” ou "pdf".

Após o envio do RJE, o sistema apresentará ao eleitor um comprovante do registro da justificativa, com o seu respectivo código de acompanhamento a partir do qual será possível, a qualquer momento, consultar a tramitação do pedido na Justiça Eleitoral.

O mesmo comprovante também será encaminhado para o e-mail informado no formulário de justificativa.

Concluída essa etapa, o eleitor deverá aguardar a decisão do Juiz Eleitoral quanto aos argumentos apresentados em sua justificativa.