Formulários de justificativa

Formulário de justificativa para ser utilizado apenas no dia da eleição (Formato PDF)

O eleitor ou a eleitora que estiver fora do domicílio eleitoral na data da eleição, poderá justificar sua ausência às urnas, no mesmo dia e horário da votação, preferencialmente, por meio do aplicativo e-Título. A funcionalidade no app estará disponível mais próxima das eleições para utilização nos dias de votação.

O eleitor ou a eleitora poderá comparecer presencialmente a um dos locais de votação nos dias 02.10.2022 (para o 1º turno) e 30.10.2022 (para o 2º turno, se houver), munido do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) preenchido, do número do título de eleitor e de documento oficial de identificação com foto (via digital do título de eleitor (e-Título), desde que o requerente tenha realizado o cadastramento biométrico com coleta de fotografia e o aplicativo exiba a foto, carteira de identidade, identidade social, passaporte ou outro documento oficial com foto, de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei; certificado de reservista; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação, não se admitindo certidão de nascimento ou de casamento).

Atenção! O formulário preenchido com dados incorretos, que não permitam a identificação do eleitor ou da eleitora, não será hábil para justificar a ausência na eleição.

Requerimento de justificativa que deverá ser utilizado após o dia da eleição (Formato PDF)