Prepare a documentação que será anexada ao requerimento

1 - Prepare a documentação que será anexada ao requerimento.

Digitalize ou tire fotos dos seguintes documentos:

a) Foto estilo selfie segurando, ao lado de sua face, o documento oficial de identificação, com o lado que contenha a foto voltado para a câmera. É proibida a utilização de qualquer adereço, vestimenta ou aparato que impossibilite a completa visão de sua face, e tais como óculos, bonés, gorros, entre outros

b) frente e verso do documento oficial de identificação;

  • Para a primeira via do título de eleitor, não será aceita a carteira nacional de habilitação (CNH), por não conter nacionalidade/naturalidade.

- Para todas as hipóteses de requerimento de alistamento eleitoral, o passaporte somente será aceito, no caso de apresentação do modelo que contenha a filiação.

- Em caso de alteração do nome, é necessária, ainda, a apresentação de documento que comprove a mudança dos dados, como certidão de casamento, sentença judicial, certidão de casamento com divórcio averbado etc.

c) Comprovante de residência -  Sobre a documentação comprobatória, acesse Comprovante de Residência;

d) Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito).

e) Comprovante de quitação com serviço militar, no caso de requerimento da primeira via do título eleitoral. A apresentação é exigida apenas entre 01º de janeiro a 31 de dezembro do ano em que o requerente do gênero masculino completa 19 anos. No caso do homem transgênero, há a obrigatoriedade de apresentação do certificado de quitação militar, se tiver retificado o gênero em seu registro civil até 31 de dezembro do ano que completou 19 anos. 

Mais informações, acesse Comprovante de Quitação com o Serviço Militar;

Atenção: as imagens devem estar totalmente legíveis, sob pena de indeferimento do requerimento, e nas seguintes definições:

  • Tamanho máximo por arquivo: 5 MB.

  • Formatos permitidos: PNG, JPG e PDF