Desembargador Peterson Barroso Simão é o novo presidente do TRE-RJ

A Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral será comandada pelo desembargador Claudio de Mello Tavares

A imagem mostra dois homens vestidos com trajes formais de magistrados, incluindo togas pretas e...

Em sessão solene realizada nesta quarta-feira (26), no Plenário Ministro Waldemar Zveiter, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), o desembargador Peterson Barroso Simão foi eleito por aclamação e tomou posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). 

“A nossa missão no TRE-RJ é trabalhar por eleições com lisura, um evento popular de paz, com resultados corretos que venham a eleger representantes que cumpram as leis eleitorais”, declarou o novo presidente da Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro, desembargador Peterson Barroso Simão.

O magistrado reforçou que “o voto não pode ser objeto de negócio ou imposição ilegal” e anunciou a intenção de visitar as zonas eleitorais do estado para ouvir servidores e magistrados e “aperfeiçoar as eleições do futuro”. O novo presidente do TRE-RJ destacou a importância de uma Justiça Eleitoral “forte, atuante e fiscalizadora, cujos atos são emitidos e executados com celeridade para garantir a democracia”. 

Na solenidade, o desembargador Claudio de Mello Tavares tomou posse como membro do TRE-RJ e assumiu a Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral. O magistrado reiterou o compromisso institucional com a democracia, a justiça e o cidadão, e garantiu uma atuação contundente contra a influência do crime organizado.

“Defenderemos com rigor o direito do povo de escolher seus representantes sem que forças paralelas interfiram na sua decisão. Nem o tráfico, nem a milícia, nem qualquer forma de organização criminosa obscura pode e deve sequestrar a vontade do cidadão. O voto pertence ao eleitor e somente a ele”, declarou o novo vice-presidente e corregedor regional eleitoral. 

Em nome da Corte Eleitoral fluminense, o desembargador eleitoral Ricardo Perlingeiro destacou a trajetória dos empossados. “O passado nos dá um norte seguro para o futuro e, se há algo que podemos afirmar com convicção, é que a responsabilidade, a prudência e a coragem que sempre marcaram as trajetórias dos empossados garantirão que essa gestão siga firme no compromisso com a independência, a segurança jurídica e o respeito à soberania popular”. 

Também discursaram a procuradora regional eleitoral Neide Cardoso de Oliveira, o advogado Eduardo Damian Duarte e o primeiro vice-presidente da Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), desembargador Ricardo Alberto Pereira.

1/ Galeria de imagens

Autoridades presentes

Além dos membros titulares e substitutos da Corte Eleitoral fluminense, estiveram presentes na cerimônia autoridades como os ministros do STJ Messod Azulay Neto e Antônio Saldanha Palheiro; os ex-presidentes do TRE-RJ, desembargadores Henrique Figueira, Elton Leme, João Ziraldo Maia, Cláudio dell´Orto, Carlos Santos Oliveira, Letícia Sardas e Luiz Zveiter; o presidente do TRF2, Guilherme Calmon, e a presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basílio; .

Também estiveram presentes o secretário estadual da Casa Civil, Nicola Miccione; o secretário municipal de Governo do Rio de Janeiro, Felipe Santa Cruz; a 2ª vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, deputada estadual Tia Ju; o defensor público-geral do Rio de Janeiro, Paulo Vinícius Cozzolino Abraão e o comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional, major-brigadeiro do ar Rodrigo Fernandes Santos. 

A cerimônia de eleição e posse pode ser acessada no canal TV TRE-RJ no YouTube

Desembargador Peterson Barroso Simão

O desembargador Peterson Barroso Simão formou-se em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Antes de entrar para a magistratura estadual, foi defensor público do estado do Rio de Janeiro por dez anos, além de presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Itaboraí de 1986 a 1987.

Como juiz de Direito, atuou nas comarcas de Petrópolis, Nilópolis, Cachoeiras de Macacu, Resende, Teresópolis e Niterói. Por dois mandatos foi presidente da primeira regional da Amaerj e fez parte, como membro, da diretoria da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj). Desde maio de 2022 é presidente do Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB).

Na Justiça Eleitoral, foi juiz titular das antigas 114ª ZE e 142ª ZE, atualmente 71ª ZE e 72ª ZE, ambas em Niterói. De dezembro de 2023 até março de 2025, foi o vice-presidente e corregedor regional eleitoral dessa Justiça especializada fluminense. Autor de livros e de diversos textos em jornais e na Revista Justiça & Cidadania, o magistrado é membro da Academia Fluminense de Letras.

Desembargador Claudio de Mello Tavares

O desembargador Claudio de Mello Tavares é bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes. Em 1998, tomou posse como desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Entre 2004 e 2005 foi conselheiro da Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj).

O magistrado atuou como corregedor-geral da Justiça no biênio de 2017-2018 e foi o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro no biênio 2019-2020. 

É membro da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais e do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), e autor do livro “Da União Livre à União Estável – Aspectos do Concubinato”, publicado em 2017, e do livro  “Impeachment de Governador de Estado: a formação do Tribunal Misto”, de 2024, em coautoria com o juiz Fábio Ribeiro Porto.

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.