Programa educativo do TRE-RJ retoma visitas a estudantes do estado

Em março, “TRE Vai à Escola” realizou ações em três escolas da Capital e quatro da Baixada e do interior do estado

A imagem mostra uma sala de aula onde uma mulher está dando uma palestra para um grupo de estuda...

O programa educativo “TRE Vai à Escola”, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ), iniciou suas atividades em 2025. Em março, 591 estudantes de sete escolas, públicas e particulares participaram de palestras sobre democracia, cidadania e a importância do voto, além de uma oficina com urnas eletrônicas.

Em Macaé, no Norte Fluminense, 68 alunos do Colégio Bruno Ostmann conversaram com a juíza Suzane Viana Macedo, titular da 254ª Zona Eleitoral, sobre cidadania e democracia. A atividade, realizada em 26 de março, contou com a presença dos servidores Brunella Amorim Pagotto e Carlos Eduardo Gouveia.

Um dia antes, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, duas escolas receberam atividades do programa. No Colégio Novo Horizonte, 120 alunos participaram de um bate-papo com o juiz Francisco Emílio de Carvalho Posada, titular da 157ª Zona Eleitoral, sobre os papéis desempenhados pelos Três Poderes. No Colégio Estadual Vereador Percy Batista Crispin, 40 estudantes acompanharam a palestra do magistrado.

1/ Galeria de imagens

Em São João de Meriti, também na Baixada Fluminense, a juíza Ana Carolina Villaboim da Costa Leite, titular da 89ª Zona Eleitoral, palestrou sobre cidadania e democracia para 60 alunos da Escola Municipal Professor Jansen Pereira de Melo no dia 18 de março.

Na Capital, três escolas participaram da iniciativa. Em 17 de março, o Centro Educacional Santa Mônica e a EcoEscola Monteiro Lobato, ambos em Campo Grande, receberam a juíza Daniela Barbosa Assumpção de Souza, titular da 120ª Zona Eleitoral, que falou sobre a importância do voto para 255 jovens. No dia 14 de março, a juíza Vanessa de Oliveira Cavalieri, titular da 162ª Zona Eleitoral, discutiu a relevância da democracia com 48 alunos da Escola Municipal Joaquim Abílio Borges, no Humaitá, Zona Sul.

O programa

Em 2024, o programa “TRE Vai à Escola” realizou 135 ações na Capital, na Região Metropolitana e no interior do estado, alcançando 10.032 estudantes. O “TRE Vai à Escola” oferece palestras educativas, ministradas por juízes e juízas eleitorais, abordando temas como cidadania, democracia e o papel da Justiça Eleitoral.

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.