TRE-RJ lança sistema para garantir maior transparência às Eleições 2024
Codame possibilita consulta a cerimônias, editais, atas e eventos, como geração de mídias e preparação de urnas
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) acaba de lançar o Codame, sistema desenvolvido para centralizar e divulgar informações sobre os eventos do processo eleitoral deste ano, garantindo maior transparência.
Disponível no site do Tribunal, o sistema oferece uma plataforma acessível e fácil de usar, que possibilita a consulta pública das cerimônias e eventos relacionados, incluindo geração de mídias, preparação de urnas e outros procedimentos importantes. "Com isso, o Codame fortalece a confiança no processo eleitoral e promove um ambiente de maior abertura e participação", disse o coordenador de sistemas eleitorais, Fábio Montalvão.
Além das informações sobre eventos e cerimônias, o sistema também permite a consulta de editais e atas relacionadas aos procedimentos eleitorais. "Isso proporciona uma visão ainda mais completa e transparente sobre as atividades da Justiça Eleitoral, permitindo que entidades fiscalizadoras, imprensa e cidadãos acessem todos os documentos e detalhes relevantes", ressaltou o coordenador.
Para Pablo de Barros, coordenador de Supervisão e Orientação às Zonas Eleitorais, unidade que participou do desenvolvimento do sistema, a importância do Codame reside na sua capacidade de fornecer acesso direto e imediato a informações essenciais para o processo eleitoral. "Ao garantir a transparência nas ações da Justiça Eleitoral, o sistema reforça o compromisso do TRE-RJ com a clareza e a integridade do processo eleitoral, permitindo que a sociedade acompanhe de perto todas as fases e eventos associados às eleições", afirmou.
O Codame foi idealizado para atender às diretrizes da Resolução TSE 23.736/2024, que estabelece a obrigatoriedade de disponibilização de um calendário centralizado no site do Tribunal. Por meio desse sistema, serão divulgadas informações detalhadas sobre as cerimônias da Justiça Eleitoral, incluindo datas e horários, promovendo um maior acompanhamento e fiscalização das atividades eleitorais.