TRE-RJ apresenta boa prática sustentável em evento do CNJ

1ª Conferência Internacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário foi realizada em Brasília

A imagem mostra uma apresentação em um auditório. No palco, há uma mulher falando em um púlpito ...

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) apresentou boa prática sustentável, durante a 1ª Conferência Internacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília, entre os dias 23 e 24 de outubro.

A chefe da Seção de Gestão Ambiental, Inclusão e Acessibilidade (Segaia), Isabella Feijó, apresentou iniciativa do TRE-RJ que ficou em segundo lugar na categoria sustentabilidade do I Prêmio de Inovação Eleitoral, realizado em maio deste ano. A medida garante destinação social e ambientalmente correta aos pen drives recebidos em função da prestação de contas eleitorais. 

A coordenadora de Planejamento Estratégico (Cplan), Renata Geronimi, também participou do evento. Durante os dois dias da conferência foram discutidas propostas para implementação de iniciativas de defesa da sustentabilidade em todo o sistema de Justiça, por causa dos problemas ambientais e climáticos de impacto global. 

Renata Geronimi ressalta a importância da participação do TRE-RJ na conferência. "A presença do Tribunal demonstra que estamos alinhados ao que há de mais contemporâneo na discussão de temas socioambientais e inseridos em um movimento global de busca por uma mudança no modo de pensar, agir e se relacionar com o ambiente", afirma a coordenadora de Planejamento Estratégico do TRE-RJ.

No evento, ainda foram apresentadas outras 23 boas práticas registradas no setor público, privado e no terceiro setor, para que possam ser incorporadas no âmbito do Poder Judiciário, conforme estabelecido na Resolução CNJ nº 400/2021, que trata da política de sustentabilidade no Sistema da Justiça.

O Pacto Nacional de Sustentabilidade para o Sistema de Justiça foi apresentado durante a conferência. Caso venha a assinar o documento, o Tribunal compromete-se a implementar "medidas que reduzam o impacto de suas atividades no meio ambiente, fortaleçam seus compromissos de responsabilidade social e aprimorem sua comunicação e transparência".     

A conferência

A solenidade de abertura da conferência contou com a presença do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin, e a conferência magna de abertura foi apresentada pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente do CNJ. Todo o evento foi conduzido pelo conselheiro Guilherme Feliciano, presidente da Comissão Permanente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do CNJ.

O tema "Sustentabilidade na Perspectiva Global" foi abordado nas palestras de Paul Clements-Hunt, responsável pela criação do conceito ESG (environmental, social and governance - ambiental, social e governança), em 2004,  ao lado do então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan. CEO da Laconic, fornecedora de serviços globais de inteligência ambiental e soluções de crescimento sustentável, Andrew Gilmour também foi um dos palestrantes da conferência.

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.