TRE-RJ adere à campanha de prevenção do câncer de intestino

Fachada da sede do Tribunal é iluminada na cor azul

Fachada do TRE-RJ iluminada na cor azul

A fachada da sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), no Centro do Rio, ficará iluminada na cor azul, em apoio à Campanha Março Azul, que busca alertar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado do câncer de intestino. Também serão divulgadas nos perfis oficiais da Justiça Eleitoral fluminense informações sobre a iniciativa. 

Idealizada pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed), pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), a campanha está em seu quarto ano. Segundo as entidades, o câncer de intestino representa uma das principais causas de morte por câncer no Brasil.

Os principais sintomas da doença incluem alterações recentes no hábito intestinal, como diarréia ou constipação que não se resolve espontaneamente ou com medicação, presença de sangue nas fezes, cólicas abdominais persistentes, dor durante a defecação e/ou sensação de evacuação incompleta, redução do apetite que pode ou não estar acompanhada de perda de peso, e anemia.

Há dois exames capazes de detectar precocemente os tumores de intestino: o Teste FIT – que aponta sangue nas fezes (mesmo oculto a olho nu) e a colonoscopia (exame de imagem que vê o funcionamento do intestino por dentro). O diagnóstico precoce oferece até 90% de chance de cura do câncer de intestino. O tratamento pode incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia e terapia biológica. A modalidade depende da localização do tumor e do estágio da doença.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), entre 2023 e 2025 estima-se que ocorram 45.630 novos casos de câncer colorretal no Brasil, potencialmente afetando mais de 136 mil brasileiros. O Inca aponta um risco estimado de 21,10 casos por 100 mil habitantes, divididos entre 21.970 homens e 23.660 mulheres. Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Datasus, referentes a 2020, indicam que 20.245 pessoas faleceram devido ao câncer de cólon, reto e ânus, ressaltando a urgência de ações preventivas e de conscientização.

ícone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido