Está no ar a nova edição da revista Justiça Eleitoral em Debate

Publicação traz reportagem sobre ações institucionais de cidadania promovidas pelo TRE-RJ e sete artigos com temas como fake news e o papel das ouvidorias

Arte de divulgação da nova edição da revista chamada “Justiça Eleitoral em Debate”. Na imagem, h...

A nova edição da revista Justiça Eleitoral em Debate está disponível na página da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ). Além de sete artigos sobre temas diversos, como fake news, o papel das ouvidorias e os efeitos da pandemia da covid-19 no pleito municipal de 2020, a publicação traz uma reportagem especial sobre ações de cidadania desenvolvidas pelo TRE-RJ.

Em "Parceria em favor do Tribunal e da sociedade" os leitores poderão conhecer a iniciativa capitaneada pela equipe da Seção de Desenvolvimento Estratégico Sustentável (Sestsu) para reaproveitamento de pen drives. Finalista do I Prêmio de Inovação da Justiça Eleitoral, o projeto doou para escolas públicas um total de 1.811 pen drives que seriam descartados. A reportagem fala ainda das ações educativas da EJE-RJ, como o #PartiuVotar, além dos projetos Eleitor do Futuro, TRE vai à Escola e Visitas ao TRE.

Entre os artigos estão "Fake news no Direito Eleitoral", assinado pelo ex-desembargador eleitoral Fernando Cerqueira Chagas e pelo procurador de justiça Guilherme Peña de Moraes. O artigo sobre os efeitos da pandemia da covid-19 nas eleições municipais de 2020 é de autoria de Leandro Luiz Cardoso. 

Ex-ouvidor do TRE-RJ, o procurador da Fazenda Nacional Allan Titonelli Nunes assina artigo sobre o papel das ouvidorias na democracia participativa e na gestão estratégica. A publicação traz também uma jurisprudência consolidada pelo Colegiado do TRE-RJ a partir do julgamento de um processo de prestação de contas.      

A revista Justiça Eleitoral em Debate é um periódico científico semestral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), editado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-RJ), que busca fomentar a produção e o intercâmbio de pesquisas e ideias nas áreas relacionadas ao Direito Eleitoral entre acadêmicos do Brasil e do exterior.

Acesse a nova edição da revista Justiça Eleitoral em Debate.

ícone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido