TRE-RJ começa a funcionar em nova sede: conheça o Palácio da Democracia

Edifício histórico em estilo eclético, inaugurado em 1926, é a nova casa da Justiça Eleitoral

A imagem mostra uma vista de rua em uma área urbana, com um prédio distintivo na esquina. O edif...

A democracia está de casa nova. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) começa a funcionar nesta segunda-feira (15) em sua nova sede. Localizado em um edifício histórico em estilo eclético, inaugurado em 1926, o Palácio da Democracia fica na confluência das ruas da Alfândega e Quitanda, no coração do Centro Histórico do Rio. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), o edifício foi erguido pela Companhia Construtora Nacional, a mesma que projetou outros dois símbolos da Cidade Maravilhosa: os hotéis Copacabana Palace (1923) e Glória (1921).

Presidente do TRE-RJ, o desembargador Henrique Figueira lembra que as novas instalações representam o início da concretização de um sonho antigo, há muito acalentado por magistrados, advogados, servidores, terceirizados e toda a comunidade da Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro.

Saiba o que funciona no novo Palácio da Democracia

"Esse é um projeto iniciado na gestão do desembargador Elton Leme, que teve continuidade na gestão do desembargador João Ziraldo Maia, na nossa gestão, e temos agora a honra de entregar. Há muito tempo a sede do TRE-RJ não cabia mais nos prédios que nos abrigavam, na Avenida Presidente Wilson. O Tribunal cresceu e, em uma sede histórica e deslumbrante, mas moderna e pronta para os novos desafios que se apresentam, busca oferecer mais conforto e melhores condições de trabalho a seus servidores. O que se refletirá na qualidade da prestação de serviços ao cidadão e em benefícios à democracia", afirmou o magistrado. 

Resgate histórico e conforto 

A construção pertence ao Governo do Estado e foi cedida ao TRE-RJ. Desde novembro de 2022, passou por obras estruturais e de restauração minuciosa, que revitalizaram uma joia da arquitetura carioca. Ao longo dos sete andares distribuídos em 30 metros de altura e área de 8,4 mil metros quadrados, há um imponente Grande Hall, com  pé direito de 10 metros e quatro colunas em estilo helênico, revestidas em pedra sabão.  

O ambiente é ornamentado por gradis em art noveau, mármores de Carrara, maçanetas de bronze, vitrais e piso com mosaico de formas geométricas. Uma claraboia com iluminação indireta, vinda de um prisma central, adorna o foyer. "É um espaço nobre e impactante, que está à altura da importância da Justiça Eleitoral e, certamente, poderemos utilizá-lo para grandes eventos, como solenidades, mostras e exposições", conclui o desembargador Henrique Figueira. 

O novo edifício abriga espaços simbólicos da relação do TRE-RJ com a sociedade, como o novo plenário, onde acontecerão as sessões do Colegiado, um auditório, ambos com tratamento acústico e assentos para pessoas com mobilidade e obesidade, além do Espaço de Memória Desembargador José Joaquim Passos e da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ).

As dependências que agora recebem a Justiça Eleitoral  foram concebidas para a sede brasileira do antigo Deutsche Ueberseeische Bank, mais conhecido no país como Banco Alemão Transatlântico. Na ocasião, o Rio de Janeiro era Distrito Federal e a região abrigava um corredor de instituições bancárias estrangeiras. 

Com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, o banco foi liquidado e o edifício foi incorporado ao patrimônio do governo brasileiro. Passaria posteriormente à Prefeitura do Distrito Federal, ao Governo do Estado da Guanabara e ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, quando sediou a Secretaria estadual de Finanças, rebatizada adiante como Secretaria de estado de Fazenda. 

O novo Palácio da Democracia fica na Rua da Alfândega 42, a poucos metros de outros símbolos do Rio de Janeiro, como o Centro Cultural Banco do Brasil, o Centro Cultural Justiça Eleitoral, a Igreja da Candelária, a Orla Conde e a Baía de Guanabara. O palácio funcionará de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h. Eventuais dúvidas podem ser tiradas pelo Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000, que funciona no mesmo horário.

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.