TRE-RJ faz atendimento itinerante com foco em biometria, no Bangu Shopping
Guichês da Justiça Eleitoral funcionarão até quinta-feira (22), das 11h às 17h

Nesta terça-feira, o TRE-RJ iniciou mais uma ação de atendimento itinerante com foco na biometria, desta vez no Bangu Shopping, na Zona Oeste da Capital. Até a próxima quinta-feira (22), seis guichês da Justiça Eleitoral estarão funcionando, das 11h às 17h, no primeiro piso do shopping (Corredor do Cinema), que fica na Rua Fonseca 240.
Cerca de 200 pessoas fizeram a coleta das digitais no primeiro dia da ação, que busca divulgar a campanha #VemPraBiometria e facilitar o acesso ao serviço eleitoral. Marta Gonçalves, de 60 anos, ficou empolgada com a oportunidade de fazer a biometria. “Sei da importância que a identificação das digitais proporcionam para a segurança do voto. Trabalhei como mesária durante muitos anos, até 2018”, disse.
Ela elogiou a iniciativa de levar atendimento itinerante a locais de grande circulação de pessoas. “Se não fosse essa chance, provavelmente não teria feito a biometria ainda este ano”, afirmou, referindo-se ao prazo do fechamento do cadastro eleitoral, em 8 de maio. “Vou chamar minha irmã para vir também”, completou.
Assim como Marta, o eleitor Bruno Nunes, de 45 anos, não tinha planos de ir ao cartório eleitoral, para fazer a coleta das digitais. Ele estava de passagem pelo shopping, quando viu o posto da Justiça Eleitoral. “Confesso que não sabia da campanha. Pedi informação, vi que a fila não estava grande, e resolvi adiantar o meu lado”, disse.
Diferentemente de Marta e Bruno, a eleitora Solange Ceia, de 38 anos, já sabia da campanha de biometrização e veio até o shopping com esse propósito. Moradora de Senador Camará, ela trouxe a mãe Rose Mary, de 67 anos, que também fez a coleta das digitais. “Aproveitei e atualizei o cadastro e mudei meu local de votação”, disse.
Outro eleitor que veio ao shopping com o intuito de fazer a biometria foi Valter Olavo Mota, 68 anos, morador de Realengo. “Vi dias antes uma divulgação aqui no shopping e resolvi aproveitar o atendimento”, disse ele, que foi um dos primeiros a ser atendido.
Campanha #VemPraBiometria
Desde o lançamento da campanha em janeiro, o TRE-RJ já realizou ações de cadastramento eleitoral itinerante na estação Carioca do MetrôRio, e no shopping Pátio Alcântara, em São Gonçalo.
Além dos postos itinerantes, eleitoras(es) podem fazer a biometria em qualquer uma das 165 zonas eleitorais (cartórios) e 18 Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs) em todo o estado, que funcionam nos dias úteis, das 11h às 17h.
Para saber se tem ou não a biometria coletada, o eleitor ou a eleitora deve fazer a consulta no site do TRE-RJ. Para quem já tem a biometria cadastrada, mas precisa fazer alguma alteração no cadastro ou regularizar o título, basta acessar o serviço on-line no site do TRE-RJ.