#PartiuVotar tem recorde de atendimentos em Petrópolis

Mais de 400 pessoas foram atendidas no último dia de ação promovida pela EJE-RJ na cidade

A imagem mostra um espaço coberto ao ar livre onde várias pessoas estão sentadas em cadeiras azu...

Com recorde de 413 atendimentos no último dia, o projeto #PartiuVotar encerrou nesta sexta-feira (12) ação realizada em parceria com a Justiça Eleitoral Itinerante do TRE-RJ, no Colégio Estadual Rui Barbosa, em Petrópolis. Em quatro dias, os 10 guichês atenderam cerca de 900 pessoas, entre jovens de 15 a 18 anos, público-alvo do projeto, e eleitoras(es) em geral.

Esse foi o maior número de atendimentos em um posto móvel da Justiça Eleitoral, em único dia. Desde janeiro, o TRE-RJ vem promovendo ações de atendimento itinerante em locais de grande circulação, como shoppings, estações de trem e metrô, a fim de incentivar a biometrização de eleitoras e eleitores.

O projeto também esteve no Ciep 137 Cecília Meireles, em Corrêas, na terça (9) e quarta-feira (10). Durante as ações, quem compareceu aos postos móveis pôde requerer regularização da situação eleitoral, alteração de dados cadastrais e transferência de local de votação, entre outros serviços.

Além de fazerem o título de eleitor, os alunos assistiram a palestras sobre participação política e cidadania, e puderam tirar dúvidas sobre o funcionamento das urnas e a segurança do processo eleitoral. Os jovens também tiveram a oportunidade de participar de eleições simuladas com urnas eletrônicas.

A assessora da EJE-RJ, Rita de Carvalho, comemora o sucesso da ação. “Acredito que conseguimos alcançar nosso objetivo, que é despertar nos jovens, por meio das atividades propostas, a consciência política e estimular a participação no processo eleitoral”, conta Rita de Carvalho.

Os jovens que queiram fazer o alistamento eleitoral e não aproveitaram a oportunidade podem comparecer a qualquer Zona Eleitoral, de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, munidos de documento oficial com foto e comprovante de residência. Ao requerente do sexo masculino, é exigido comprovante de alistamento militar - a apresentação é exigida apenas entre 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano em que completar 19 anos.

1/ Galeria de imagens

A iniciativa

O projeto #PartiuVotar é uma iniciativa estratégica do TRE-RJ que está em seu terceiro ano de ações e tem como objetivo incentivar o alistamento eleitoral de jovens de 16 e 17 anos na data da próxima eleição. Para este grupo etário, o voto é facultativo.
A ação também busca emitir os títulos dos jovens de 18 e 19 anos que ainda estejam fora do cadastro eleitoral. O foco do projeto está nos municípios do interior com baixa adesão do grupo etário ao cadastro. Ainda em abril, a EJE-RJ pretende levar as atividades do #PartiuVotar para a cidade de Varre-Sai, no Noroeste Fluminense.

ícone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido