Cartórios eleitorais da Ilha do Governador passam a funcionar em novo local
Transferência da 191ª e 192ª Zonas Eleitorais não afeta prestação dos serviços eleitorais, que estão disponíveis de forma 100% on-line

A partir da próxima sexta-feira (5), as zonas eleitorais da Ilha do Governador passarão a funcionar em novo local. Os cartórios das 191ª e 192ª ZEs atenderão em um mesmo local, na Estrada do Galeão, 860, loja A, Cacuia. O novo espaço possui infraestrutura de acessibilidade para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, como rampa de acesso e banheiro adaptado.
Em razão da mudança, o atendimento presencial nas zonas eleitorais da Ilha do Governador será suspenso de 2 a 4 de abril. A transferência de local não afeta a prestação dos serviços eleitorais, que estão disponíveis de forma 100% on-line no site do TRE-RJ. Eleitoras e eleitores que não conseguirem utilizar os serviços on-line podem buscar atendimento presencial em qualquer zona eleitoral do estado. O atendimento é realizado nos dias úteis, das 11h às 17h.
O TRE-RJ dispõe ainda de um serviço de atendimento telefônico, o Disque TRE-RJ, que funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 11h às 19h, para tirar dúvidas de eleitoras e eleitores. Por meio do número (21) 3436-9000 é possível saber como proceder para pagar uma multa, entender os procedimentos para atualização cadastral, assim como para consulta ou alteração de domicílio eleitoral e/ou local de votação.
Biometria
Os cartórios das 191ª e 192ª ZEs somam um eleitorado de 168.245 pessoas. Desse total, 67.556 ainda não possuem a biometria cadastrada e têm até o dia 8 de maio, data do fechamento do cadastro, para fazê-lo. Para saber se tem ou não a biometria coletada pela Justiça Eleitoral, o eleitor ou a eleitora deve fazer a consulta no site do TRE-RJ.
A coleta biométrica pode ser feita em qualquer uma das 165 zonas eleitorais (cartórios) e 18 Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs) em todo o estado, que funcionam nos dias úteis, das 11h às 17h. Para ter os dados biométricos coletados, é necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência.