"TRE Vai à Escola" leva palestras a mais de 450 estudantes

No mês de março, projeto da EJE-RJ visitou escolas da Capital, do Centro-Sul Fluminense e do Médio Paraíba

A imagem mostra uma sala de aula com estudantes sentados, olhando para a palestrante, que está p...

O programa educativo "TRE Vai à Escola", promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ), levou suas atividades a quatro colégios do estado no mês de março. Ao todo, mais de 450 estudantes acompanharam palestras sobre democracia, cidadania e voto consciente. Foram visitados estabelecimentos de ensino da Capital, de Três Rios, no Centro-Sul Fluminense, e de Volta Redonda, no Médio Paraíba.

No dia 26 de março, 24 estudantes do Centro de Ensino Vila Isabel, em Três Rios, bateram um papo com a juíza da 174ª Zona Eleitoral (Três Rios/Areal) sobre a importância da participação jovem nas eleições. Na Capital, na mesma data, 280 alunos(as) da Escola Eleva, na Urca, conversaram com a juíza Vanessa de Oliveira Cavalieri, da 162ª ZE (Parada de Lucas), que falou sobre a relação entre democracia e a escolha dos representantes políticos por meio do voto. Os(as) jovens ainda participaram de uma oficina com urna eletrônica.

Em Volta Redonda, o chefe de cartório da 131ª Zona Eleitoral, Renato Nora Coelho, falou para 78 alunos(as) do Colégio Espaço Verde sobre cidadania e voto consciente. A atividade aconteceu no dia 25 de março e foi acompanhada pelo juiz eleitoral Roberto Henrique dos Reis.

Oitenta alunos(as) do Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht, na Taquara, Zona Oeste da Capital, puderam conversar com a chefe de cartório da 180ªZE (Tanque), Ayeska Bessa, sobre voto consciente e democracia. Durante a visita, que aconteceu no dia 11 de março, os(as) jovens tiveram a oportunidade de participar de uma eleição simulada com urna eletrônica. 

1/ Galeria de imagens

O programa

Em 2023, o programa "TRE Vai à Escola" realizou um total de 196 ações, sendo 128 em escolas públicas e 68 em estabelecimentos privados. Ao todo, 14.032 estudantes de mais de 50 das 92 cidades do estado participaram das atividades propostas.

O "TRE Vai à Escola" oferece palestras educativas, ministradas por juízes e juízas eleitorais, abordando temas como cidadania, democracia e o papel da Justiça Eleitoral.

ícone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido