Visita ao TRE-RJ começa com grupo de estudantes do Colégio Santo Inácio

Projeto da EJE-RJ busca aproximar a Justiça Eleitoral dos jovens e futuros eleitores

Uma estudante durante a coleta das digitais

Nesta terça-feira (5), 28 estudantes do Colégio Santo Inácio, com idades entre 15 e 16 anos, participaram da primeira edição do projeto "Visita ao TRE", da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ). Na ocasião, 20 jovens emitiram a primeira via do título eleitoral na Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) do TRE-RJ.

Durante a visita, os jovens conversaram com servidoras e servidores da EJE-RJ sobre eleições, combate à desinformação e cidadania digital. O grupo aprendeu sobre o funcionamento da urna eletrônica e participou de uma eleição simulada. As(os) visitantes fizeram ainda uma visita guiada ao Espaço de Memória Eleitoral Desembargador José Joaquim da Fonseca Passos.

Os estudantes assistiram a uma sessão de julgamento no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. Ao término da sessão, o presidente do TRE-RJ, desembargador João Ziraldo Maia, enalteceu a presença dos alunos e incentivou a participação na vida política.

1/ Galeria de imagens

"Vocês agora são embaixadores (do projeto), tem que levar a experiência que tiveram aos colegas. Nunca aceitem o argumento que 'não me envolvo com política'. Envolve, sim. Quando não sai de casa por causa da violência, isso é política pública. Quando você passa na rua e se preocupa com aqueles que passam fome, isso é política pública. Temos que participar e discutir todos os temas, e trazer os colegas para participação", afirmou o magistrado.

As(os) estudantes Júlia Cavalcante Lins, Igor Tomé, Pedro Cerqueira e Theo Monteiro de Barros, de 16 anos, estão animados para votar já na próxima eleição. "Acho importante participar das decisões do meu país", afirmou Júlia.

Para a orientadora profissional do Santo Inácio, Renata Macedo, o projeto "Visita ao TRE", além de possibilitar que as alunas e os alunos aprendam mais sobre o processo eleitoral brasileiro, é oportunidade para que eles saibam como funciona o Tribunal. "Eles puderam constatar que o TRE-RJ é formado por profissionais de outras áreas além do Direito", conta Renata.

Instituições interessadas em agendar uma visita devem encaminhar e-mail para a EJE-RJ, por meio do endereço divulgaejerj@gmail.com, para solicitação e agendamento.

icone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Icone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido