TRE Vai à Escola atendeu mais mil estudantes nas últimas semanas

O programa da EJE-RJ realizou ações em 15 escolas, na capital e no interior

Estudantes do Ciep 369 Jornalista Sandro Moreyra, em Duque de Caxias, participam de oficina de v...

O programa socioeducativo "TRE Vai à Escola", promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ), alcançou 1.194 estudantes em ações realizadas nas últimas semanas, em 15 escolas, públicas e privadas, no interior e na Capital fluminense.

Nesta quarta-feira (13), a chefe de cartório da 126ª Zona Eleitoral, Kenya Andrade e o servidor Eduardo Nascimento, estiveram em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, no Ciep 369 Jornalista Sandro Moreyra, para falar sobre a importância da democracia para 70 estudantes. No mesmo município, na segunda-feira (11), 60 estudantes do Ciep 118 Vereador Vilson Campos de Macedo, assistiram à palestra ministrada pelo servidor Alberto de Mendonça Filho, da 79ª Zona Eleitoral, após a palestra, os(as) jovens participaram de oficina de votação simulada em urna eletrônica.

Na terça-feira (5), o juiz eleitoral Rodrigo Rocha de Jesus, da 106ª Zona Eleitoral, esteve no Colégio Estadual Johenir Henriques Viegas, em Itaocara, no Noroeste Fluminense, para palestrar sobre cidadania para 109 estudantes. Na segunda-feira (4), o juiz eleitoral Alexandre Chini, da 71ª Zona Eleitoral, o chefe de cartório Paulo Franco e a servidora Catia Eckstein, estiveram presentes no Instituto Maia Vinagre, em Niterói, para uma conversa sobre democracia para 20 estudantes.

No dia 31 de agosto, o juiz eleitoral Sérgio Luiz de Souza visitou a Escola Municipal Professor Albert Einstein, na Barra da Tijuca, Região Metropolitana, para abordar sobre voto consciente para 180 estudantes. Após a palestra, houve uma oficina de votação simulada em urna eletrônica. Também no dia 31, estudantes da Escola Municipal Grécia, em Vigário Geral, Região Metropolitana, acompanharam a palestra ministrada pelo juiz eleitoral Livingstone dos Santos Silva Filho, da 176ª Zona Eleitoral, sobre democracia e política.

No dia 30, as ações do programa foram realizadas em Mendes, no Sul Fluminense, o juiz eleitoral Felipe Fraga, da 56ª Zona Eleitoral, esteve no Colégio Estadual Professor Aragão Gomes. O magistrado falou sobre ética na política.

1/ Galeria de imagens

Já no dia 28, as ações foram realizadas na Zona Norte da Capital, em Piedade e Rocha Miranda. A juíza eleitoral Ellen Mesquita, da 14ª Zona Eleitoral, conduziu palestra na Escola Municipal João Kopke, em Piedade, para 75 estudantes sobre como tirar o título de eleitor e o funcionamento da justiça eleitoral. Em Rocha Miranda, no Colégio Matriz Educação, as atividades foram ministradas pelo juiz eleitoral Antônio Duarte, da 219ª Zona Eleitoral. As palestras abordaram a importância da democracia e o processo eleitoral.

Ainda na Zona Norte, a juíza eleitoral Ellen Mesquita, da 14ª Zona Eleitoral, esteve também em Cascadura, na Santa Mônica Centro Educacional, a magistrada conversou com 148 estudantes sobre as eleições no dia 25 de agosto.

O Colégio Estadual Julião Nogueira, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, recebeu as atividades educativas do "TRE vai à Escola", no dia 23 de agosto. O juiz eleitoral Luis Augusto Tuon, da 129ª Zona Eleitoral, apresentou palestra sobre democracia e segurança das urnas eletrônicas para 34 estudantes.

Em Silva Jardim, na Região das Baixadas Litorâneas, 28 estudantes acompanharam a palestra sobre cidadania eleitoral apresentada pela juíza eleitoral Daniella Correia da Silva, da 63ª Zona Eleitoral. A ação aconteceu no Colégio Estadual São Sebastião, também no dia 23. No dia 16, ela palestrou para 98 estudantes do Colégio Estadual Sérvulo Mello, também em Silva Jardim.

O programa também visitou outra escola da Barra da Tijuca, no dia 17, o juiz eleitoral Sérgio Luiz de Souza, da 9ª Zona Eleitoral, esteve no Colégio Estadual Vicente Jannuzzi e conversou com 100 estudantes.

Por fim, no dia 16, o "TRE vai à Escola" também esteve em Campos dos Goytacazes, dessa vez a palestra foi no Centro Educacional São Geraldo, o juiz eleitoral Luis Augusto Tuon, da 129ª ZE, também foi o responsável por conduzir as atividades, que foram acompanhadas por 52 estudantes.

ícone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido