Teste Público de Segurança da Urna 2023 tem recorde de pré-inscritos

TSE recebeu a pré-inscrição de 78 investigadores, o dobro do atingido na edição de 2021

Logo oficial do Teste Público de Segurança

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta sexta-feira (8) a relação dos 78 investigadores e investigadoras aprovados na fase de pré-inscrição para participar do Teste Público de Segurança da Urna (TPS) 2023, que será realizado no sistema eletrônico de votação e apuração a ser utilizado nas Eleições Municipais de 2024.

O evento acontecerá de 27 de novembro a 1º de dezembro, na sede da Corte, em Brasília. Este ano, a quantidade de pré-inscrições foi recorde, o dobro do atingido na sexta edição do teste, realizada em 2021, quando 39 pessoas e equipes tiveram a participação aprovada. A lista traz 28 pré-inscrições individuais e 50 de grupos, sendo 17 mulheres e 61 homens.

As investigadoras e os investigadores com pré-inscrições aprovadas deverão submeter os planos de testes no período de 9 de outubro a 3 de novembro. A publicação das inscrições efetivamente aprovadas ocorrerá em 6 de novembro.

As pessoas que não tiveram a pré-inscrição aprovada podem apresentar, até esta terça-feira (12), recurso para a Comissão Reguladora do evento. O resultado da análise dos recursos será divulgado na quarta-feira (13).

Colaboradores da Justiça Eleitoral

O Teste Público de Segurança da Urna 2023 busca reunir especialistas com interesse pelo evento para que possam colaborar com a Justiça Eleitoral no aprimoramento dos sistemas eletrônicos de votação e apuração a serem utilizados nas Eleições Municipais de 2024, bem como contribuir para o fortalecimento da democracia.

Próximas etapas

Segundo o edital de convocação do Teste Público, a participação, na condição de investigadora ou investigador ou de grupo, está condicionada a uma seleção prévia, dividida em etapas: aprovação da pré-inscrição e, em seguida, da inscrição; e disponibilidade orçamentária e sorteio público.

Caso a quantidade de participantes com inscrição aprovada supere a estipulada no edital, a Comissão Reguladora fará a seleção entre as inscrições acolhidas, levando em consideração a relevância dos planos de testes para o aprimoramento do sistema eletrônico de votação, podendo, ainda, recorrer a sorteio público. No entanto, a Comissão Avaliadora poderá, a seu critério, selecionar os planos de testes de até dois participantes (tanto de investigador individual como de um grupo) que não forem sorteados.

Sobre o TPS

O Teste Público de Segurança da Urna ocorrerá em espaço especialmente reservado na sede do TSE. No dia 27 de novembro, as atividades do TPS terão início às 13h e se encerrarão às 17h. De 28 de novembro a 1º de dezembro, ocorrerão das 9h às 18h. Para esta edição, serão usados os modelos mais recentes de urnas eletrônicas (UE2020 e UE2022).

O TPS é realizado desde 2009. Em seis edições, o Teste Público contou com a colaboração de 148 participantes, que puseram em prática 96 planos de ataque, totalizando 202 horas de atividades executadas.

Confira a íntegra do edital de convocação do TPS 2023.

Acesse a página do TPS 2023.

Fonte: TSE

ícone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido