Projeto Visita ao TRE-RJ recebe estudantes de Barra Mansa

Oitenta alunos da Escola Firjan participaram de atividades na sede do Tribunal, no Centro do Rio

Foto posada dos estudantes no plenário. Lado a lado, alguns estudantes estão sentados no chão, a...

Nesta quinta-feira (21), o TRE-RJ recebeu a visita de 80 estudantes da Escola Firjan, de Barra Mansa, na Região Sul Fluminense. Jovens de 15 a 17 anos estiveram na sede do Tribunal, no Centro do Rio, como participantes do projeto "Visita ao TRE", promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ).

Durante a visita guiada, as(os) estudantes assistiram a uma sessão de julgamento no Plenário, tiraram o título eleitoral e assistiram a uma palestra sobre cidadania. Eles também visitaram o Espaço de Memória Eleitoral Desembargador José Joaquim da Fonseca Passos, que preserva documentos históricos, como um recurso eleitoral de 1786, e diversos modelos de urnas.

Antes do início da sessão plenária, os desembargadores eleitorais conversaram brevemente com as(os) visitantes. Eles tiveram a oportunidade de posar vestindo a toga das magistradas e magistrados. A secretária Judiciária, Ana Luiza Claro, tirou dúvidas sobre como funcionam os julgamentos da Corte. Em seguida, foi realizada uma simulação de julgamento, com os alunos representando os papéis dos membros do Colegiado.

Em palestra ministrada pelo servidor da EJE-RJ, Maurício Duarte, foram abordados temas como combate à desinformação e cidadania digital. Ele falou sobre ataques à democracia e maneiras como os cidadãos e cidadãs podem fazer a checagem de informações, em caso de dúvidas sobre a veracidade do conteúdo.

Os alunos também participaram de uma eleição simulada, em urnas eletrônicas. O chefe do cartório da 204ª Zona Eleitoral (Saúde), Mauro Pinto, falou sobre o funcionamento dos aparelhos e conduziu os trabalhos. Os estudantes puderam votar, optando entre diferentes chapas fictícias.

1/ Galeria de imagens

Primeiro título

Durante a visita, 51 alunas e alunos tiraram a primeira via do título eleitoral. O estudante Pedro Henrique Pires, de 16 anos, não perdeu a oportunidade de fazer o alistamento. “Não pensava em votar antes de 18 anos, mas agora que estou com meu título, pretendo participar da próxima eleição”, disse.  

Luiza Andrade, de 17, destacou a praticidade e comodidade de fazer o título ao lado dos amigos, com a inclusão dos dados biométricos, sem precisar comparecer ao cartório eleitoral. Mesmo sem a obrigatoriedade do voto para os eleitores de 16 e 17 anos, a estudante Letícia da Silva Machado, de 16, garantiu que comparecerá às urnas nas eleições de 2024. “Me sinto estimulada, faço questão”, disse ela.

Na próxima terça-feira(26),  uma segunda turma da Escola Firjan participará do projeto e visitará a sede do TRE-RJ.

ícone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido