Representantes da EJE-RJ participam de encontro de escolas eleitorais em Brasília

XI Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais (Eneje) e XX Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje) aconteceram em 20 e 21 de novembro

Representantes da EJE-RJ participam de encontro de escolas eleitorais em Brasília

A diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ), desembargadora eleitoral Daniela Bandeira, e a assessora da Escola, Rita de Cássia de Carvalho, participaram, nos dias 20 e 21 de novembro, do XI Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais (Eneje) e do XX Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje). Os encontros foram realizados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, e reuniu representantes das escolas eleitorais de todo o país.

Na segunda-feira (20), as dirigentes da EJE-RJ participaram das discussões do XX Codeje. Durante o encontro os participantes puderam acompanhar conferências sobre temas de interesse da Escola e reelegeram o desembargador Jorge Dall’Agnol, diretor da EJE do Rio Grande do Sul (EJE-RS), para mais um biênio como presidente do Codeje.

Os dirigentes das Escolas ainda definiram os eixos temáticos prioritários para a próxima eleição municipal. São eles: especialização em Direito Penal Eleitoral e Processo Penal Eleitoral para os TREs, com ênfase na atuação de primeiro e segundos graus da jurisdição eleitoral; enfrentamento jurídico da desinformação, associada ao uso de plataformas digitais, com possibilidade de oferecimento ao público externo (notadamente profissionais da imprensa); observância de julgamento sob perspectiva de gênero, com ênfase nas questões atinentes à fraude nas cotas nas candidaturas e no trânsito dos recursos financeiros; e prova no Direito Eleitoral, com ênfase em provas digitais – meios admitidos de prova, hipóteses de fraude de provas digitais, extração de dados, análise de cadeia de custódia.

Na terça-feira (21), durante a abertura do XI Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais (Eneje), o diretor da EJE/TSE, ministro Floriano de Azevedo Marques, destacou a importância das Escolas para a democracia. "O Direito Eleitoral é construído a cada dois anos com uma nova eleição, que traz enfrentamentos de desafios com dificuldades próprias. Nossa escola tem o papel de capacitar, desenvolver e difundir o conhecimento produzido", declarou.

O diretor da EJE/TSE aproveitou a abertura do XI Eneje para convidar pesquisadoras e pesquisadores de todo o país a se inscreverem no processo seletivo simplificado para compor grupos de pesquisa que serão formados pela EJE/TSE. Os grupos estão estruturados em quatro linhas de pesquisa: Governança Eleitoral, Partidos Políticos, Democracia em Redes e Inclusão e Diversidade). As inscrições vão até 27 de novembro.

No encerramento do evento, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, falou sobre a importância de defender a democracia e realizar eleições livres, sem notícias falsas que contaminam o processo eleitoral. "O Brasil soube ensinar, e os brasileiros souberam aprender o que é cidadania, o que é democracia, a importância da defesa da democracia, a importância de uma escolha livre, de podermos dialogar sem notícias fraudulentas", afirmou.

Concurso de redação da JE

A programação do evento contou ainda com a premiação do I Concurso Nacional de Redação da Justiça Eleitoral e a entrega do certificado criativo às seis pessoas vencedoras. O certame teve como objetivo aproximar a Justiça Eleitoral da sociedade para ampliar o engajamento da população jovem e idosa no processo eleitoral.

A primeira etapa do concurso foi realizada no segundo semestre de 2022, com abertura do edital, envio dos textos e divulgação do resultado final. Ao todo, a seleção recebeu 1.035 inscrições de todas as unidades da federação, com 566 artigos submetidos à avaliação da comissão organizadora. Desse total, 21 textos foram enviados por idosos e outros 545 eram de jovens.

Para mais informações sobre o concurso, basta acessar o site do TSE.

*Com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.