TRE-RJ inaugura Grande Hall do Palácio da Democracia

Obras estruturais e de restauração do prédio histórico devem ser concluída até o fim de outubro

TRE-RJ inaugura Grande Hall do Palácio da Democracia

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Elton Leme, inaugurou, nesta sexta-feira (10), o Grande Hall do Palácio da Democracia, a futura sede do Tribunal, localizado na Rua da Alfândega. A inauguração precedeu a cerimônia de outorga das medalhas do Mérito Eleitoral e dos 90 anos da Justiça Eleitoral a 28 homenageados.

A viabilização da nova sede foi um dos principais compromissos assumidos pelo presidente no início de sua gestão, em dezembro de 2021. "Após quase 30 anos ocupando uma sede provisória e precária, o TRE-RJ finalmente conseguiu concretizar um antigo sonho, o de ter uma sede compatível com a importância da instituição", celebrou o desembargador Elton Leme. 

O presidente do TRE-RJ agradeceu ao governador Cláudio Castro e ao ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e atual Secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República, André Ceciliano, assim como ao prefeito Eduardo Paes e ao secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, por apoiarem a ideia da nova sede e mobilizarem recursos em tempo recorde.

Os esforços de busca da Justiça Eleitoral fluminense por uma nova sede foram enaltecidos no discurso do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, um dos homenageados da noite. "A Justiça Eleitoral precisa de apoio e, por isso, agradeço a colaboração do governador na realização desse sonho do TRE-RJ", disse o ministro.

O desembargador Elton Leme lembrou que, entre a assinatura do termo de cessão e a inauguração, passaram-se apenas um ano e três meses, período que envolve a realização de um delicado e minucioso trabalho de restauro. 

"A nova sede será um monumento em forma de edifício, uma homenagem à Justiça Eleitoral brasileira, para que não nos esqueçamos dos desafios que a construção da democracia exige", concluiu o presidente do TRE-RJ, que encerra seu mandato nesta quarta-feira (15). 

1/ Galeria de imagens

O Grande Hall tem 450 metros quadrados de área, pé-direito de 10 metros de altura e quatro colunas revestidas em pedra sabão. O espaço é decorado por gradis em art nouveau, mármores de Carrara, maçanetas de bronze, vitrais e piso com mosaico de formas geométricas. Uma claraboia, que recebe a iluminação de um prisma, adorna o centro do ambiente.

O Palácio da Democracia funcionará no prédio do antigo Banco Alemão Transatlântico, inaugurado em 1926. O edifício é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural (Inepac) e foi cedido ao TRE-RJ pelo governo do estado. Desde novembro de 2022 a edificação passa por obras estruturais e de restauração, que recuperaram a imponência arquitetônica da construção em estilo eclético. 

Com inauguração prevista para outubro de 2023, a nova sede do TRE-RJ tem 30 metros de altura, sete andares e área de 8,4 mil metros quadrados. O edifício foi construído pela Companhia Construtora Nacional, a mesma que projetou os hotéis Copacabana Palace (1923) e Glória (1921).

ícone mapa

Avenida Presidente Wilson, 198, Centro

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira das 11 às 19 horas.

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11 às 17h

Central de Atendimento ao Eleitor:  (21) 3436-9000

Acesso rápido