TRE-RJ homenageia personalidades com entrega de medalha

Autoridades receberam as honrarias por contribuições à democracia e à Justiça Eleitoral

foto do presidente do TRE-RJ, desembargador Elton Leme, colocando a medalha no presidente do TSE...

O TRE-RJ realizou, nesta sexta-feira (10), a cerimônia de outorga da Medalha do Mérito Eleitoral e da Medalha Comemorativa dos 90 anos da Justiça Eleitoral a 28 personalidades. Na ocasião, que marcou a inauguração do Grande Hall do Palácio da Democracia, futura sede do Tribunal, o presidente da Corte Eleitoral fluminense, desembargador Elton Leme, destacou as contribuições ao fortalecimento da Justiça Eleitoral prestadas pelos homenageados.

“Nas eleições de 2022, além de termos uma atuação firme, eficiente e tecnológica do TSE, este Tribunal Regional contou ainda com o apoio das forças de segurança federal, estadual e municipal, por meio do Gabinete Extraordinário de Segurança Institucional, instituído pelo TRE do Rio de Janeiro. A outorga destas medalhas expressa o sentimento de reconhecimento daqueles que atuam em defesa da democracia”, discursou o presidente do TRE-RJ. 

O desembargador Elton Leme elogiou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, que definiu como “pessoa certa, no lugar certo", e o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, e sua postura “serena, apaziguadora e séria”.

Em seu discurso, o ministro Alexandre de Moraes, que recebeu a Medalha dos 90 anos da JE, destacou o que qualificou como show de competência e eficiência da Justiça Eleitoral, na realização dos pleitos a cada dois anos. “São nove décadas em defesa do Estado Democrático, e novos desafios. Nos preparamos para os ataques e violência contra as instituições, com uma resposta séria e imparcial contra a desinformação e o discurso de ódio”, afirmou. 

O ministro Alexandre de Moraes ressaltou a importância da defesa dos valores democráticos, do diálogo e do respeito. “A democracia não é um caminho fácil; é o único. É o caminho da solidariedade e da igualdade”, disse. 

O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, relembrou a história da Justiça Eleitoral, a cidadania plena adquirida pelas brasileiras por meio do voto, a luta contra o coronelismo. “A Justiça Eleitoral se afirma como importante vanguarda e bastião da resistência democrática. Teve uma atuação decisiva nos últimos anos, que foram os mais difíceis da história, com uma forte campanha de desinformação”, destacou.

1/ Galeria de imagens

Agraciados

Também receberam a Medalha dos 90 anos da Justiça Eleitoral o vice-presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, o corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão (STJ/CNJ), o diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), ministro Mauro Luiz Campbell Marques (STJ), e o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. Pedro Boente, que recebeu a honraria destinada ao pai, ex-presidente do TRE-RJ, o desembargador Antônio Jayme Boente (in memoriam).

Entre os agraciados com a Medalha do Mérito Eleitoral estão o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves (STJ/TSE), os ministros João Otávio de Noronha (STJ), Humberto Eustáquio Soares Martins (STJ), Raul Araújo Filho (STJ/TSE), Luiz Alberto Gurgel de Faria (STJ), Maria Claudia Bucchianeri (TSE), o general de Exército André Luis Novaes Miranda, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo da Costa Paes, a desembargadora eleitoral Alessandra de Araújo Bilac Moreira Pinto (TRE-RJ), o presidente do Colégio Permanente dos Juristas da Justiça Eleitoral (Copeje), Telson Luis Cavalcante Ferreira, o secretário Estadual da Casa Civil, Nicola Moreira Miccione, e a secretária-geral da Presidência do TRE-RJ, Mariana Figueiredo Corrêa. O ministro do TSE Carlos Batisde Horbach recebeu a medalha concedida em 2021. 

Também estavam presentes na solenidade o ministro do STF Gilmar Mendes, o ministro do TSE Sérgio Silveira Banhos, o vice-presidente do TRE-RJ e corregedor regional eleitoral, desembargador João Ziraldo Maia, os membros da Corte Eleitoral fluminense, e os ex-presidentes do TRE-RJ, desembargadores Luiz Zveiter, Edson Aguiar de Vasconcelos,  Cláudio Luis Braga dell’Orto.

Entre outras autoridades, participaram ainda o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, os ministros do STJ Ricardo Villas Bôas Cueva, Marco Aurélio Bellizze Oliveira, Antonio Saldanha Palheiro, Messod Azulay Neto, o presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar, o procurador-geral de Justiça, Luciano Oliveira Mattos de Souza, o presidente do Conselho Seccional da OAB-RJ, Luciano Bandeira Arantes, e a procuradora Regional Eleitoral Neide Mara Cavalcanti Cardoso de Oliveira.

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.