TRE-RJ cassa mandatos de vereadores de Cabo Frio por fraude à cota de gênero

Vanderson Rodrigues (PTB) e Vinicius Correa (PP) podem recorrer ao TSE

Martelo de madeira, simbolizando o ato de julgar

Na sessão plenária desta terça-feira (14), o Colegiado do TRE-RJ cassou os diplomas dos vereadores de Cabo Frio Vanderson Rodrigues (PTB), conhecido como Vanderson Bento, e Vinicius Correa (PP), em razão de fraude à cota de gênero praticada pelos dois partidos nas eleições de 2020. Ainda cabe recurso ao TSE, em Brasília.

O relator do processo, desembargador Afonso Henrique Barbosa, destacou o “conjunto robusto de indícios” que comprovam os casos de candidaturas fictícias nas duas agremiações, como “votação zerada ou pífia”, ausência de movimentação financeira e ausência de atos de campanha.

De acordo com o magistrado, “não houve real interesse na disputa” por parte de três candidatas do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e uma do Partido Progressista (PP), no último pleito municipal.

A Lei 9.504/1997 (Lei das Eleições) dispõe no §3º do art. 10 que cada partido político irá preencher o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada gênero. 

“As normas que fomentam a inserção de mulheres na política visam garantir uma maior participação destas na disputa eleitoral. É fundamental que a participação feminina seja efetiva. A captação de candidatas apenas para ‘fazer número’ é uma prática das agremiações que deve ser frontalmente combatida”, redigiu em seu voto o desembargador eleitoral Afonso Henrique.

A decisão confirma sentença do Juízo da 96ª Zona Eleitoral, em ação ajuizada pelo suplente de vereador Átila Monteiro de Campos (Avante). Na decisão do Colegiado, também ficou afastado o cometimento de fraude à cota de gênero pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) e pelo Democracia Cristã (DC).

ícone mapa

Palácio da Democracia - Rua da Alfândega, 42 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Edifício Des. Antônio Jayme Boente - Rua da Alfândega, 41 - Centro - CEP 20.070-000 - Tel: (21) 3436-9000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h

Horário de atendimento nos cartórios eleitorais : de 11h às 19h

Disque TRE-RJ: (21) 3436-9000 - Horário: 11h às 19h

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE/RJ coleta dados (IP, acesso a links, sistema operacional, tipo de navegador, entre outros), por meio de cookies ou dos navegadores. A coleta é para cumprir obrigação legal, permitir melhor navegação ou para fins estatísticos. Para saber mais, acesse nosso Aviso de Privacidade. Já as regras de utilização da plataforma podem ser encontradas no Termo de Uso.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.